Você é capaz de passar no teste de QI mais curto do mundo? São apenas três perguntas!

de Merelyn Cerqueira 0

O chamado Teste de Reflexão Cognitiva (CRT) foi aclamado como o menor teste de QI do mundo. Aparentemente, conforme informações da IFLScience, são necessárias apenas três perguntas para separar os “Einsteins dos “Homer Simpsons.

O questionário foi desenvolvido em Princeton no ano de 2005, pelo psicólogo Shane Frederick. Ele foi projetado para testar a capacidade de ignorar um chute e pensar da forma mais lenta e racional possível. Em outras palavras, o teste quer saber o quão você é bom em ignorar o sistema 1 (intuição) e favorecer o pensamento do sistema 2 (analítico).

sinais-nada-obvios-que-voce-e-inteligente

Para ter sucesso no CRT você deve dedicar um tempo razoável refletindo nas respostas, questionando sempre sua resposta intuitiva. Obviamente que para ser considerado um gênio você deve responder corretamente as três questões, mas a velocidade com que o faz é importante. Afinal, uma resposta rápida é um sinal de Q.I. mais elevado.

Lembre-se que as perguntas podem não ser tão simples quanto parecem. Até mesmo estudantes de algumas das mais importantes universidades do mundo, como Yale e Harvard, não conseguiram respondê-las corretamente, de acordo com um estudo feito em 2003. A verdade é que apenas 17% das pessoas conseguem uma pontuação perfeita.

O teste

1 – Um morcego e uma bola custam US$ 1,10 no total. O morcego custa US $ 1 a mais do que a bola. Quanto custa a bola?

2 – Se são necessárias 5 máquinas 5 minutos para fazer 5 widgets, quanto tempo demoraria para 100 máquinas fazerem 100 widgets?

3 – Em um lago há um agrupamento de vitórias-régias. Todos os dias, este agrupamento duplica em tamanho. Se são necessários 48 dias para este agrupamento cubra todo o lago, quanto tempo demoraria para que ele cubra apenas metade do lago?

Respostas

1 – 5 centavos. Embora a maioria das pessoas digam 10 centavos, a verdade é que a bola custa 5 centavos enquanto que o morcego US $ 1,05, o que irá resultar em US $ 1,10. E, claro, US $ 1,05 é exatamente US $ 1 mais caro do que 5 centavos. Um estudo de Princeton descobriu que as pessoas que responderam 10 centavos foram “significativamente” menos pacientes do que aqueles que receberam a resposta certa.

2 – 5 minutos. Seu instinto pode até dizer 100 minutos, mas não demoraria tanto tempo. A partir da questão, podemos determinar que levam exatamente 5 minutos para 1 máquina de widget fazer 1 widget. Portanto, levaria 5 minutos para fazer 100 widgets de 100 máquinas de widgets.

3 – 47 dias. Você chutou 24 dias, certo? Parece intuitivo a metade do número de dias porque reduzimos o valor total pela metade do tamanho. Mas, se a área do lago coberta de vitórias-régias dobra todos os dias, só levaria um dia para que metade dele fosse coberto. Tire um dia de 48 dias e você ficará com 47.

Fonte: IFLScience 

Fotos: Reprodução / IFL Science

Jornal Ciência