Vídeo mostra macacos de luto após “matarem” robô acidentalmente

de Merelyn Cerqueira 0

Quando o programa da BBC “Spy In The Wild” (“Espião na Natureza”, em tradução livre) enviou um macaco robô a uma comunidade de langures em Rajastão, Índia, os produtores não contavam com a possibilidade de o modelo acidentalmente ser “morto”.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

No entanto, isso permitiu que a câmera escondida nele capturasse detalhes íntimos de como os langures velam o corpo supostamente morto. De acordo com informações do Bored Panda, o vídeo chocou e comoveu os espectadores na internet, uma vez que a reação dos macacos à morte é semelhante ao sofrimento experimentado pelos seres humanos.

macacos-matam-robo-e-ficam-de-luto_4

macacos-matam-robo-e-ficam-de-luto_3

A objetivo do programa era colocar um equipamento com câmera na esperança de registrar a vida selvagem da perspectiva de um animal. Esse tipo de conhecimento, segundo os produtores, poderia ajudar a entender melhor os animais e mostrar que não somos tão diferentes deles quanto pensamos. Especialmente quando se trata de macacos, nossos “parentes” mais próximos.

macacos-matam-robo-e-ficam-de-luto_2

macacos-matam-robo-e-ficam-de-luto_1

Antes de ser acidentalmente destruído, o robô conseguiu informações que sugerem que os macacos também têm amigos e inimigos, ficam estressados, são ligados às mães e, como mostra o vídeo, passam por um processo de luto após uma perda.

[ Bored Panda ] [ Fotos: Reprodução / Bored Panda ]

Jornal Ciência