Máquina com braços robóticos é capaz de passar e dobrar roupas em menos de um minuto

de Merelyn Cerqueira 0

Chamada de FoldiMate, a máquina, criada por uma startup de San Francisco, EUA, é capaz substituir a mão humana em algumas das tarefas domésticas mais indesejáveis: passar e dobrar roupas. Custando apenas 850 dólares (aproximadamente R$ 2.700) ela utiliza uma correia transportadora, vários braços robóticos e uma bandeja ajustável para, habilmente, dobrar uma peça em menos de um minuto.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Com 82 centímetros de altura e 71 de largura, ela pode caber em salas, lavanderias, além de poder ser deslocada com facilidade, já que pesa apenas 30 quilos.

robo-passa-roupa

A FoldiMate foi projetada para se assentar sobre uma máquina de lavar, secadora ou mesa, que também pode ser oferecida pela empresa. O usuário só precisa colocar as roupas recém-lavadas, em seguida, identificar o tipo de peça (se é uma calça ou camisa, por exemplo) através dos botões disponíveis, e a própria irá identificar a espessura do tecido, tamanho das mangas e se ajustar a essas características. Ela pode receber cerca de 15 a 20 peças limpas de cada vez, incluindo toalhas, meias e roupas íntimas.

robo-passa-roupa_3

A máquina não se limita apenas a dobrar roupas, através de canais de vapor embutidos ela reduz os vincos e elimina os amassados. São necessários, em média, apenas 10 segundos para dobrar uma peça e mais 20 a 30 segundos para vaporizá-la.

robo-passa-roupa_4

Apesar de um modelo semelhante ser comercializado desde 2014, a empresa estima que a versão familiar apresentada agora estará no mercado entre 2017 e 2018, e, segundo os fabricantes, se tornará uma necessidade em todas as casas do mundo.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência