Chamado de macaco-narigudo (Nasalis larvatus), este animal é capaz de regurgitar o alimento, amolecido no estômago, para mastigá-lo novamente, assim como fazem as vacas, cabras, ovelhas e outros ruminantes. Este processo, de acordo com informações da Live Science, ajuda a decompor os alimentos e a obter todos os nutrientes.

 

Atualmente considerado sob ameaça de extinção, estes primatas costumam habitar mangues e são conhecidos por seus longos e flexíveis narizes, utilizados para atrair fêmeas durante a época de acasalamento. Em 2011, um grupo de pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, utilizou câmeras de vídeo para monitorar cerca de 200 deles que viviam sobre as árvores ao longo de um afluente do rio Kinabatangan, na Malásia. 

 

Os pesquisadores conseguiram registrar cerca de 23 macacos mastigando e regurgitando os alimentos pelo menos uma vez. Eles aparentemente enchiam o estômago e esticavam a língua antes de regurgitar, mantendo todo o conteúdo dentro de suas bocas.

 

Um macho adulto, observado durante 169 dias, realizou este processo por 11 dias. A regurgitação normalmente acontecia quando eles passavam mais tempo comendo, o que sugere que ela ajude os animais a lidarem com mais comida e, possivelmente, a comer mais. Os gorilas, e até mesmo algumas pessoas, são conhecidos por mastigarem alimentos regurgitados, mas este comportamento é considerado patológico. Os macacos-narigudos, por outro lado, parecem fazê-lo como parte de sua dieta.

 

As descobertas foram detalhadas em março de 2011 na revista Biology Letters.

[ Live Science ] [ Fotos: Reprodução / Live Science ]

Jornal Ciência