Vídeo chocante mostra como chimpanzés lidam com um tirano

de Merelyn Cerqueira 0

Em um vídeo registrado recentemente na África Ocidental, um chimpanzé apelidado de Foudouko, tido como o ex-líder tirano de um grupo, é espancado até a morte e parcialmente comido por seus subordinados.

 

De acordo com pesquisadores, a ação pode ter sido resultado de uma maior competição sexual, e embora a espécie seja conhecida por matar membros de outras tribos, assassinatos internos são considerados raros, com apenas nove casos registrados até o momento, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

 

Quando ouviram gritos altos vindo de um lugar próximo, cientistas se dirigiram ao local para descobrir a terrível cena. Foudouko estava morto e apresentava evidências de espancamento e canibalismo. Os pesquisadores acreditam que a proporção incomum entre fêmeas e machos no grupo pode ter dado origem ao evento, pois a concorrência para reprodução havia se intensificado.

chipanze-lider-tirano_03

Em um artigo publicado em International Journal of Primatology, os pesquisadores detalharam o ataque, que prosseguiu mesmo após a morte de Foudouko. “Houve um ataque de vários chimpanzés ao seu corpo morto, com mais frequência por um macho jovem adulto e uma fêmea mais velha”, escreveram os autores. “Esta última também canibalizou o corpo”.

 

O cadáver do macaco apresentava lacerações no pé direito, costas, ânus, costelas foram quebradas e havia marcas de mordidas, pois ele foi arrastado e derrubado violentamente. De acordo com a New Scientist, os pesquisadores suspeitam que ele tenha morrido em razão de lesões internas ou perda de sangue.

chipanze-lider-tirano_02

Foi impressionante”, disse a pesquisadora Jill Pruetz, da Universidade Estadual de Iowa, que estuda o grupo desde 2001. “A fêmea que canibalizou o corpo era mãe de dois grandes machos, os únicos que realmente não atacaram agressivamente o corpo”. Foudouko liderou o grupo ao lado de um macho beta chamado Mamadou, e era considerado “um tanto quanto tirano”, segundo Pruetz. Depois que Mamadou foi ferido, em 2007, foi separado do grupo por semanas e subsequentemente rebaixado de seu posto. Foudouko, por sua vez foi excluído e viveu sozinho por anos.

 

Com poucas perspectivas de encontrar um novo companheiro, ele acabou retornando ao antigo grupo para descobrir que Mamadou havia recuperado seu status de macho beta e seu irmão, David, de alfa. Enquanto Foudouko passava por um processo de aceitação, alguns membros do grupo ainda o perseguiam, uma vez que descobriram que ele estava tentando retomar o poder. No entanto, o movimento acabou sendo interrompido pelos membros que o atacaram até a morte. Mamadou, por outro lado, ainda tentou acordar o ex-companheiro morto, mas a ação acabou lhe custando o exílio.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência