Vídeo: paciente canta e toca violão durante sua cirurgia cerebral

de Gustavo Teixera 0

Em Santa Catarina, aqui no Brasil, mais precisamente no município de Tubarão, um homem aparece em um vídeo tocando violão e cantando durante cirurgia de seu próprio cérebro.

 

O homem, chamado Anthony Kulkamp Dias, de 33 anos, descobriu repentinamente um tumor no cérebro, apenas 15 dias depois do nascimento de seu filho. Ele relatou ter dificuldades para falar e procurou a orientação de um médico. Após alguns exames, o tumor foi diagnosticado e a cirurgia foi marcada.

 

O anestesista havia explicado que normalmente neurocirurgias são realizadas com anestesia geral, mas como neste caso se tratava de um tumor localizado próximo às áreas do cérebro da fala e movimentação, o paciente deveria estar acordado.

 

A equipe médica então autorizou o paciente a levar o violão para a sala de cirurgia e tocar e cantar durante as 9 horas da cirurgia. Na cirurgia, Anthony tocou uma música que havia composto para seu filho, “Yesterday” dos Beatles, “Bem Maior” do grupo Roupa Nova, e “Telefone Mudo” do Trio Parada Dura, além de uma canção em alemão. Os médicos envolvidos no procedimento relataram que ele cantava bem apesar de estar levemente sedado e que nunca haviam feito uma cirurgia desta maneira.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência