Ritual de luto: vídeo mostra chimpanzé limpando os dentes de seu filho morto

de Julia Moretto 0

Um chimpanzé foi filmado limpando os dentes de seu filho morto, um ritual de luto até então desconhecido pelos cientistas.

Os pesquisadores disseram que esse comportamento poderia lançar luz sobre a evolução dos rituais mortuários praticados pelos seres humanos. Os cientistas haviam observado anteriormente a fêmea adotar Thomas, de nove anos, que também morava no orfanato.Segundo os pesquisadores da Universidade De St Andrews, Noel, a fêmea de origem selvagem que morava no Chimfunshi Wildlife Orphanage Trust, na Zâmbia, assistiu ao corpo morto de seu filho Thomas, adotado há quatro anos.

ritual-funebre-chimpanzes_02

Os cientistas disseram que Thomas provavelmente morreu devido a uma combinação de infecção viral e bacteriana. “Noel se aproximou do corpo de Thomas, sentou-se perto de sua cabeça, virou a parte superior do corpo para selecionar um pedaço duro de grama, colocou a grama em sua boca e abriu a boca de Thomas com ambas as mãos”, disseram os pesquisadores.  “Depois de três segundos, ela tirou a grama da boca com a mão direita, enquanto mantinha a pressão na boca de Thomas com a mão esquerda, e começou a meticulosamente cutucar a grama na mesma área dentária”.

Durante esse tempo, Noel manteve seu rosto na frente do rosto de Thomas, nunca desviando o olhar de sua boca, disseram os pesquisadores. Ela continuou a limpar os dentes de Thomas mesmo depois que os outros de seu grupo tinham saído para procurar comida.  

“O relatório é importante porque indica mais uma vez que a espécie humana não é a única que tem compaixão”, disse Edwin van Leeuwen, principal autor do estudo.

Os pesquisadores disseram que as ações de Noel sugerem que os chimpanzés tratam os cadáveres dos membros da família com respeito, de forma semelhante aos humanos.  

“Esta é certamente uma observação interessante e notável, outro caso de chimpanzés mostrando um comportamento incomum na presença de membros do grupo falecidos”, disse o professor Klaus Zuberbuehler, também em St. Andrews, que não estava envolvido no estudo.

“Vimos um comportamento semelhante em nosso grupo selvagem de chimpanzés na floresta de Budongo, em Uganda, onde os indivíduos prepararam uma fêmea adulta, que acabara de ser morta, por um longo período de tempo.”  

Os pesquisadores já viram chimpanzés limpando ou extraindo dentes uns dos outros durante um comportamento de ligação social. A limpeza dental é sinal de uma estreita ligação entre dois chimpanzés.

  ritual-funebre-chimpanzes_03

Mas o comportamento também pode indicar que os chimpanzés estão intrigados com o conceito de morte.“As respostas à morte representam características essenciais da civilização humana, com grande diversidade de ritos mortuários encontrados em culturas”, disseram. 

“Em geral, para os animais criticamente dependentes de grupos, como os humanos e os chimpanzés, responder à morte pode ser um meio de reorganizar a unidade social, especialmente quando os chamados ‘negociadores’morrem: indivíduos que desempenham um papel importante na manutenção da coesão grupal através da ligação entre subgrupos”.

Mas os cientistas também advertiram que é difícil tirar conclusões significativas de um incidente isolado. “Talvez esse comportamento social seja uma manifestação de luto humano, talvez os chimpanzés fiquem apenas confusos pelo fato de um membro do grupo, de repente, ficar completamente imóvel”, disse professor Zuberbuehler.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência