TOP 5 descobertas arqueológicas que mudaram a História

de Gustavo Teixera 0

Descobertas arqueológicas mostram características da vida das pessoas que passaram pela Terra. Elementos descobertos, como tecnologia, linguagem e outras técnicas antigas influenciam o presente.

 

Confira 5 descobertas arqueológicas que foram importantes para a História da Humanidade:

 

1 – Cidade de Pompeia, na Itália

descobertas-arqueologicas_01

Após a erupção do vulcão Vesúvio, Pompeia, Herculano e Estábia foram destruídas no ano 79. A erupção foi tão devastadora que matou todos os habitantes da cidade e soterrou Pompeia em cinzas vulcânicas em uma profundidade de 4 a 6 metros. Em 1599, a cidade foi encontrada após passar mais de 1.500 anos desconhecida, e mais alguns anos depois, Pompeia foi totalmente explorada, em 1748.

 

2 – Tumulo de Tutancâmon, no Egito

descobertas-arqueologicas_02

Aos 9 anos, Tutancâmon assumiu o trono do Egito, e durante seu reinado reverteu muitas mudanças que seu pai havia feito. Tutancâmon morreu aos 19 anos, mas seu túmulo, que é o mais completo já encontrado, só foi descoberto cerca de 3.000 anos depois pelo arqueólogo inglês Howard Carter, em 1922.

descobertas-arqueologicas_03

 

3 – Pedra de Roseta

descobertas-arqueologicas_04

O decreto egípcio escrito na Pedra de Roseta tornava o rei Ptolomeu V um deus, no ano 196 a.C. Na pedra, o texto foi escrito em três idiomas: egípcio antigo, grego antigo e demótico. Soldados franceses descobriram a Pedra de Roseta em 1799 e desde 1802, ela está em um museu em Londres.

 

4 – Exército de Terracota, China

descobertas-arqueologicas_05

O Exército de Terracota é uma coleção de esculturas feita de argila em tamanho real. Esta descoberta representa o exército do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang. Com o propósito de proteger o imperador após a sua morte, as esculturas foram enterradas por volta dos anos 210-209 a.C. Composto por mais de 6.000 esculturas de soldados, cavalo e arqueiros, cada um possui características faciais reais. Os Guerreiro de Xian, como também é chamado o Exército de Terracota foi encontrado por agricultores locais em 1974.

 

5 – Túmulo do Rei Ricardo III

descobertas-arqueologicas_06

Durante seus dois anos de reinado, Ricardo III foi considerado por ter o reinado mais turbulento da História. Ele foi responsável pela morte de vários dissidentes, incluindo seus próprios sobrinhos. Ele morreu na Batalha de Bosworth Field em 22 de agosto de 1485, e foi considerado o último rei inglês a morrer em batalha. Seu corpo, que tinha várias cicatrizes no crânio, foi descoberto por arqueólogos em um supermercado em 2012.

[ Lifebuzz ] [ Fotos: Reprodução / Lifebuzz ]

Jornal Ciência