Rara moeda de ouro é encontrada em Jerusalém

de Julia Moretto 0

Arqueólogos em Jerusalém descobriram uma moeda de ouro rara que possui a imagem do imperador romano Nero. Moedas deste tipo são extremamente raras e geralmente só são vistas em coleções particulares, de origem desconhecida.

A imagem de Nero é surpreendente porque prova a presença dos romanos 14 anos antes de eles destruírem Jerusalém, em 70 AC. Descoberta por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, a moeda foi encontrada durante uma escavação no Monte Sião, em Jerusalém. “Esta é a primeira vez que uma moeda deste tipo aparece em Jerusalém em uma escavação científica“, comentou o líder do estudo, Dr. Shimon Gibson.

moeda-de-ouro_02

A moeda foi encontrada em escombros das casas judaicas, o que sugere ter pertencido a membros ricos da casta sacerdotal. “Acreditamos que elas pertenciam ao setor sacerdotal e aristocrático localizado na Cidade Alta de Jerusalém”, comentou Dr. Gibson. “Também foram achados quartos preservados de uma grande mansão, além de uma piscina judaica onde era realizado o ritual (mikveh) e um banheiro, ambos com os seus tetos intactos“, completou. 

A moeda de ouro tem o retrato do jovem Nero como César, com a rotulação “Nero Caesar Avc Imp”. Nero foi o último da dinastia Júlio-Claudiana dos imperadores romanos e muitos o descrevem como um tirano. Na parte de trás da moeda tem uma representação de uma grinalda do carvalho, contendo as letras “EX S C”, com a inscrição “Pontif MAX TR P III”. Os pesquisadores usaram estas marcas para identificar que a moeda foi criada antes da destruição de Jerusalém pelos romanos, em 70 AC.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência