O corpo tem uma tendência de fazer crescer pelos em muitos lugares estranhos: orelhas, nariz, pescoço. Até mesmo em um tipo raro de tumor chamado dermoide limbal pode fazer crescer pelos no globo ocular.

Mas poucos pelos causam tanto estresse quanto sinofris, o termo médico para monocelha – que cria a impressão de uma sobrancelha unificada. De acordo com um estudo recente publicado na revista Nature Communications pesquisou mais de 6.000 indivíduos com genes específicos associados com a densidade do cabelo, envelhecimento, ondulação e fusão da testa.

Monocelhas foram encontradas em pessoas – especificamente homens – com o gene chamado PAX3. Os autores do estudo teorizaram que, uma vez que um recurso foi isolado de um gene específico, a indústria de cosméticos pode um dia desenvolver um produto que iniba ou altere seu comportamento. Isso pressupõe que quem tem monocelha certamente iria querer adquirir esse produto.

Por outro lado, enquanto por aqui, monocelhas não são uma escolha muito aceita, o país asiático Tajiquistão considera que é uma marca de beleza. Mulheres que não têm monocelha usam uma erva verde chamada usma que cria uma linha inteira como sobrancelha, para fingir que têm a tão famosa característica.

Se você tem, ou souber de alguém que tenha, lembre-se: a culpa é da genética.

Fonte: MentalFloss Foto: Reprodução / MentalFloss

Jornal Ciência