Pedir para outra pessoa escolher sua foto de perfil pode ajudar na hora de conseguir emprego ou encontro, diz estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Embora grande parte de nossa experiência em redes sociais na internet tenha sido conquistada por meio de sites extintos como Orkut e Flogão, por exemplo, e até mesmo o obsoleto MySpace, a verdade é que ainda não dominamos a arte de escolher imagens de perfil adequadas.

Essa afirmação veio por meio de um estudo publicado recentemente no periódico Cognitive Research: Principles and Implications, que sugeriu que nós simplesmente não estamos aptos a isso.

Com informações da Science Alert. “Pode ser que nos percebamos de uma forma mais positiva do que os outros, em geral, o que pode interferir com nossa capacidade de selecionar uma foto específica que de uma impressão mais positiva”, explicou o pesquisador e psicólogo David White, da Universidade de New South Wales (UNSW) na Austrália.

“Nosso estudo mostra, pela primeira vez, que as pessoas selecionam imagens mais belas para o perfil quando o fazem para completos estranhos, diferente de quando fazem por si mesmas”, acrescentou. 

O estudo, realizado por pesquisadores da UNSW e da Universidade de Sidney, coletou cerca de 12 imagens do Facebook de cada um dos 102 alunos analisados. Então, estes foram convidados a classificar suas próprias fotos com pontuações definidas em: atraente, confiável, dominante, confiante e competente.

Depois, os participantes tiveram de selecionar qual delas acreditavam ser mais adequadas como imagem de perfil em uma conta profissional para Facebook e outra de namoro. 

Em seguida, 160 pessoas alheias a esses voluntários, e completamente desconhecidas por eles, tiveram de classificar as 12 fotos utilizando os mesmos índices. Os pesquisadores descobriram que, quando os alunos selecionaram as próprias fotos, escolheram as menos favoráveis em relação à opinião dos estranhos.

“Selecionar imagens de perfil para sites sociais, românticos e até profissionais é uma tarefa comum na era digital, mas escolher a imagem certa pode ser algo mais crítico”, disse White. “Fazemos inferências sobre o caráter e a personalidade de um indivíduo dentro de uma fração de segundo após vermos uma fotografia de seu rosto”, explicou. “Essas primeiras impressões podem influenciar decisões importantes, como se alguém quer fazer amizade com você, namorar com você ou contratá-lo”.

Contudo, embora os resultados sejam surpreendentes no contexto da pesquisa de aperfeiçoamento, os pesquisadores consideram que eles podem estar relacionados com a descoberta de que as pessoas tendem a perceber-se mais positivamente do que as outras o fazem. 

Então, basicamente, o estudo sugere que pedir para que outra pessoa escolha sua próxima foto de perfil pode ajudar na hora de conseguir um próximo encontro ou emprego.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência