Site sueco promete apagar sua existência online com apenas um clique

de Merelyn Cerqueira 0

Se você sente que sua vida online está suprimindo a real, ou não se sente seguro sobre a quantidade de informações que publica digitalmente, saiba que pode haver uma solução.

Um site sueco, chamado Deseat.me, está oferecendo a qualquer um a possibilidade de apagar todas as suas pegadas digitais na rede com apenas um clique. Tudo o que você precisa fazer é fornecer um endereço de e-mail e senha, e em seguida, eles removem todos e quaisquer vestígios ligados a ele, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

site-sueco-promete-apagar-sua-existencia-online
Um site sueco, chamado Deseat.me, está oferecendo a qualquer um a possibilidade de apagar todas as suas pegadas digitais na rede com apenas um clique.

O serviço, projetado pelos pesquisadores suecos Wille Dahlbo e Linus Unnebäck, permite que os usuários façam login por meio de uma conta do Google para que, em seguida, todas outras criadas a partir dela sejam removidas. Usando o protocolo OAuth, do Google, o site acessa os dados dos usuários e retorna links de exclusão para cada uma das contas, permitindo que a pessoa limpe o que achar necessário. Os exemplos apresentados incluem Facebook, Evernote, Dribble, YouTube e até mesmo LinkedIn.

site-sueco-promete-apagar-sua-existencia-online_02
Os exemplos apresentados incluem Facebook, Evernote, Dribble, YouTube e até mesmo LinkedIn.

Nós lhe damos uma lista de todas as contas e serviços que você já criou, com links diretos para sua página de exclusão e instruções sobre como excluir sua conta para sempre”, explica o site. “Basicamente, a única coisa que você nos diz é que deseja excluir. Usamos o protocolo OAuth, do Google, e por isso não temos acesso a nenhuma de suas informações de login”.

site-sueco-promete-apagar-sua-existencia-online_03
“Basicamente, a única coisa que você nos diz é que deseja excluir. Usamos o protocolo OAuth, do Google, e por isso não temos acesso a nenhuma de suas informações de login”.

No entanto, o serviço parece ser bastante limitado no momento, uma vez que exige que os usuários tenham um endereço de e-mail do Google e que este tenha sido usado para todas as contas online. Isso significa que sua conta antiga do MySpace, por exemplo, não será localizada se não foi feita a partir do e-mail que você usar no Deseat.me.

Ainda, há de se considerar que, no caso de mídias sociais, enquanto seu perfil pode ser excluído, ainda pode haver registros de likes, compartilhamentos e respostas nos perfis de outras pessoas.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Pixabay

Jornal Ciência