O que ocorre em nosso corpo durante um afogamento?

de Julia Moretto 0

Uma coisa é certa: durante um afogamento, a pessoa aspira tanta água que acaba encharcando o pulmão. Isso resulta em asfixia, inconsciência profunda e até a morte. Mas tudo ocorre em um determinado processo, confira:

 

Devido ao desespero, a pessoa tenta prender a respiração enquanto se debate na água. Porém, isso faz com que ela engula pequenas quantidades de água, provocando assim o fechamento da laringe. Essa é uma forma do corpo de defender para que a água não atinja os pulmões.

 

Após algum tempo, a laringe fecha e a pessoa tenta respirar debaixo d’água, aspirando e engolindo grande quantidade de água. Uma parte do líquido segue para o estômago, enquanto a outra faz o mesmo caminho que o ar: vai para a traqueia e chega aos pulmões, passando por brônquios, bronquíolos e alvéolos.

 

Com isso, o pulmão fica encharcado e a troca de ar – entrada de oxigênio e saída de gás carbônico – não ocorre mais. A taxa de oxigênio fica menor e resulta em danos aos tecidos, inclusive às células nervosas. O cérebro acaba machucado e a pessoa perde a consciência.

 

Ao chegar aos alvéolos, a água penetra no sangue e acaba com os glóbulos vermelhos. Isso faz com que o potássio existente nas células vaze para o plasma sanguíneo. Em concentração elevada, o potássio impede a transmissão dos impulsos nervosos e a contração muscular, fazendo com que o coração pare de bater.

[ Fonte: Diário de Biologia ]

[ Foto: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência