Pesquisadores criaram material “inteligente” que imita os tecidos mais resistentes do corpo humano

de Julia Moretto 0

Pela primeira vez, investigadores criaram um tecido “inteligente” que imita um tipo de tecido humano especial chamado periósteo.

 

Espera-se que o tecido seja usado para criar um tipo de proteção que endurece no impacto, para que tecidos biológicos possam reparar as articulações no futuro.

 

O periósteo é uma membrana que cobre todos os ossos, com exceção de nossas articulações, e tem algumas propriedades bastante especiais. “Ele compreende um material inerentemente “inteligente” que oferece maior resistência aos ossos que sofrem com altas cargas de impacto“, explicou a equipe da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália.

 

Usando um sistema de imagem 3D especial, a equipe foi capaz de mapear a arquitetura do tecido, ampliar os componentes e produzir protótipos do novo tecido inteligente. A equipe fez o tecido a partir de uma combinação de colágeno e elastina – ambas proteínas importantes no tecido biológico. Mas havia um problema:

 

O desafio era com o uso de colágeno e elastina, que são pequenos demais para encaixar no tecido. Usamos um material elástico que imita elastina e seda que imita colágeno“, disse a líder da equipe, Melissa Knothe Tate. “O resultado é uma série de protótipos de amostras têxteis que imitam as propriedades inteligentes de tensão“.

 

A equipe da UNSW diz que esse processo, incluindo modelagem por computador e escalonamento dos principais componentes, poderia ser usado para criar ainda mais materiais com componentes completamente diferentes. Nós também demonstramos a viabilidade da utilização desta técnica no teste de outras fibras para produzir uma gama de novos têxteis“, disse Tate.

 

Nosso objetivo a longo prazo é produzir tecidos biológicos – partes do corpo essencialmente humanas – no laboratório para substituir e reparar nossas articulações desgastadas que reflitam a biologia, arquitetura e propriedades mecânicas do periósteo” disse, Joanna Ng, também envolvida no estudo.  A pesquisa foi publicada em Scientific Reports.

[ Fonte: Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência