Por que a temperatura normal do corpo humano é de 37°C?

de Merelyn Cerqueira 0

Cientistas afirmaram ter descoberto a razão pela qual nossa temperatura corporal é de 37 graus Celsius. Basicamente, este é o ponto de equilíbrio perfeito: quente o suficiente para prevenir infecções fúngicas e manter o metabolismo funcionando, segundo informações do Gizmodo.

 

A Ciência sempre questionou o porquê de os mamíferos mais avançados serem mais quentes do que outros animais. As espécies de fungos que podem prosperar e infectar um organismo de sangue quente tipicamente declinam em 6% a cada 1°C extra na temperatura de um corpo. Tal proteção, segundo eles, foi essencial para que os mamíferos prosperassem após a era dos dinossauros. Assim, sabemos que é necessária uma maior temperatura corporal para afastá-las. A questão era o quão quente ela precisaria ser?

 

Para entender isso, os cientistas, liderados por Arturo Casadevall, M.D, Ph.D, professor e presidente do setor de Microbiologia e Imunologia da Albert Einstein College of Medicine, conceberam um modelo matemático que analisava os benefícios obtidos pela temperatura do corpo contra os custos (em termos de consumo de comida) necessários para manter esse calor entre 30° e 40°C. Baseando-se também em trabalhos anteriores, eles descobriram que a temperatura ideal para maximizar os benefícios é de 36,7°C – algo bem próximo do nosso normal.

 

Logo, “este estudo é um bom exemplo de como a evolução dos mamíferos foi impulsionada por fatores biológicos externos e limitações fisiológicas internas”, de acordo com o coautor da pesquisa, Aviv Bergman.

[ Science Daily ] [ Foto: Reprodução / Wikipedia ]

Jornal Ciência