Edifício de Abu Dhabi possui sistema inovador para aguentar as altas temperaturas do deserto

de Bruno Rizzato 0

A temperatura de Abu Dhabi é muito alta, com grande incidência de luz solar, constantemente acima de 38 ºC, e 0% de chance de chuva.

Em tais condições climáticas extremas, até mesmo arquitetos especializados em design ambiental enfrentam uma dura batalha para criar construções favoráveis, pois a areia pode comprometer a integridade estrutural de um edifício e o calor e o brilho intenso não tornam o ambiente interior confortável com construções simples.

Al-Bahar-Towers_01

Porém, o mais novo par de torres de Abu Dhabi, chamado de Al Bahar, projetado pela empresa Aedas Architects, com uma fachada móvel inspirado no “mashrabiya“, um dispositivo tradicional da cultura islâmica que bloqueia a luz solar e deixa o lugar protegido da visão externa.

Concluído em junho de 2012, o sistema de sombreamento das torres de 145 metros foi desenvolvido pela equipe de design computacional da Aedas. Usando uma descrição paramétrica para a realização da geometria dos painéis da fachada, a equipe foi capaz de simular sua operação em resposta à exposição ao Sol e à mudança de ângulos de incidência durante os diferentes dias do ano. A adaptação acontece de acordo com a temperatura externa.

Al-Bahar-Towers_02

A tela funciona como uma parede de cortina, posicionada a dois metros do exterior dos edifícios sobre uma estrutura independente. Cada triângulo é revestido com fibra de vidro e programado para responder ao movimento do Sol, como uma maneira de reduzir a absorção de luz solar e a incidência do brilho. À noite, todas as telas são fechadas.

Al-Bahar-Towers_03

À noite, as telas se dobram, para fechar, aumentando a fachada. À medida que o Sol nasce ao leste, pela manhã, o mashrabiya do mesmo lado do edifício começará a fechar e, assim que o Sol se move ao redor do edifício, toda aquela faixa vertical se moverá junto com o Sol”, disse Peter Oborn, vice-presidente da Aedas.

Estima-se que a tela irá reduzir o efeito solar em mais de 50%, diminuindo a necessidade do edifício para a drenagem do ar-condicionado. Além disso, a capacidade de filtrar a luz permitiu que os arquitetos fossem mais seletivos no acabamento do vidro. “A tela permite-nos usar o vidro tingido mais naturalmente, fazendo a luz ser melhor filtrada, deixando melhores pontos de vista e menos necessidade de luz artificial. Ele está usando uma técnica antiga de uma forma moderna, que também responde ao interesse dos emirados árabes de assumir um papel de liderança na área de sustentabilidade”, acrescentou Oborn.

Al-Bahar-Towers_04

As torres receberam o prêmio, em 2012, de Tall Building Innovation Award (Prêmio de Edifício Invoador), pelo Council of Tall Buildings and Urban Habitat (Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano). “A fachada responde às condições de luz solar e é controlada por computador, algo que nunca foi alcançado nessa escala antes. Além disso, a expressão dessa camada exterior parece enraizar firmemente o edifício no seu contexto cultural”, explicou o jurado da premiação, Chris Wilkinson, da empresa Wilkinson Eyre Architects. Tal prêmio reconhece a importância da integração necessária entre arquitetura, estrutura, sistemas e estratégias de design sustentáveis.

[ Archdaily ] [ Foto: Divulgação / Archdaily ]

Jornal Ciência