TOP 9 mecanismos comuns do corpo humano que melhoram muito nossa vida

de Gustavo Teixera 0

O corpo humano é realmente incrível com seus mistérios e complexidade. Todos os dias, médicos, especialistas e cientistas encontram novos desafios e descobertas a serem feitas em nosso aparato biológico. Muitos não conhecem ou desprezam alguns procedimentos que são defesas naturais que nos protegem de infecções ou de situações de risco. Mas, nosso corpo é bastante eficiente quando o assunto é se proteger.

Segundo o que Dr. Michael Roizen relatou ao site Sharecare.com, quando ainda somos apenas um feto nosso sistema de defesa é formado por receptores chamados toll-like, ou TLRs. Operando como alarmes, esses receptores avisam outras células de imunidade a hora de trabalhar contra organismos nocivos. Confira alguns desses alarmes que o nosso corpo aciona, ajudando nossa vida todos os dias:

1 – Bocejar resfria o cérebro

mecanismos-do-corpo_03

Segundo o jornal The New York Times, bocejar é uma forma do cérebro se refrescar. Pesquisadores realizaram um estudo com um experimento envolvendo 160 pessoas e descobriram que pessoas que ficam em lugares com temperaturas mais quentes, bocejam menos. Já em outro estudo realizado em 2007 sugeriu que usar compressas frias praticamente elimina a vontade de bocejar.

2 – Espirrar limpa o nariz de vírus e bactérias

mecanismos-do-corpo_04

Quando estamos prestes a espirrar, sentimos cócegas no nariz e em seguida espirramos, expulsando vírus e bactérias em um mecanismo de defesa natural do nosso corpo. Espirrar limpa as vias nasais de micróbios e substâncias alérgicas.

3 – Espreguiçar-se aquece o corpo e melhora os níveis de energia

mecanismos-do-corpo_05

Sempre que acordamos cedo e estamos muito cansados, a primeira coisa que fazemos é nos espreguiçar. Além de trazer uma sensação de bem-estar, melhora o fluxo sanguíneo em nossos músculos e nosso humor.

4 – Soluços são um lembrete de que estamos comendo muito rápido

mecanismos-do-corpo_06

Soluços ocorrem devido à afobação nas vias nervosas entre o cérebro e o diafragma, ocorrendo principalmente quando comemos ou bebemos algo muito rápido. Eles acontecem para nos lembrar de manter a calma na hora de comer ou beber e assim melhorar nossa digestão.

5 – Sonhar que está caindo ajuda a sair de pesadelos

mecanismos-do-corpo_07

Diversas vezes já sonhamos que estamos caindo de um lugar alto. Isso faz com que mexamos nossos braços e pernas mesmo estando dormindo. Esse fenômeno se chama “Hypnic Jerk” (espasmo hípnico) que são um tipo de mioclonia. Quando essas contrações ocorrem, a respiração e a pulsação diminuem subitamente e nosso cérebro pensa que estamos em perigo e, em uma tentativa de nos salvar, ele nos dá um pequeno choque para terminar o sonho ruim.

6 – Mãos e pés enrugados depois de muito tempo na água

mecanismos-do-corpo_01

Um estudo realizado envolvendo 20 pessoas indicou que as pessoas ficam com os dedos dos pés e das mãos enrugados após passarem muito tempo na água para terem maior aderência. Entretanto, isso foi refutado por um outro estudo. Outras formas esquisitas – e meio nojentas – que auxiliam a nossa saúde são o suor e a cera de ouvido. O suor faz com que os poros da pele se abram, e o acúmulo extra seja liberado. A cera de ouvido, apesar de muitos se livrarem dela, é importante na proteção do ouvido contra bactérias, germes e poeira.

7 – Lágrimas fazem parte da defesa de nossos olhos

mecanismos-do-corpo_08

As lágrimas são um mecanismo de defesa e lubrificação de nossos olhos. Transportando agentes antimicrobianos, as lágrimas expulsam as partículas estranhas da superfície dos nossos olhos. Além disso, alguns especialistas recomendam chorar para evitar e diminuir o estresse, já que as lágrimas ajudam a reduzir os hormônios relacionados a ele.

8 – Arrepios aumentam nosso tato

mecanismos-do-corpo_09

Arrepios também são conhecidos como “reflexos pilomotores” e são causados por mudanças repentinas de temperatura ou quando liberamos o hormônio da adrenalina. Mesmo os seres humanos não tendo os mesmos benefícios do arrepio dos animais, nosso tato é melhorado, fazendo com que sintamos coisas que não seríamos capazes de sentir, como por exemplo insetos minúsculos e outros materiais.

9 – Alguns mecanismos de defesa nem sempre atuam a nosso favor

mecanismos-do-corpo_10

Mesmo possuindo vários mecanismos de defesa, às vezes eles não são tão bons assim, podendo ser contraprodutivos. Ao receber um feedback de trabalho, seu cérebro pode entender isso como um fato bom, ou um fato ruim. Caso ele entenda como uma situação de alarme, reações biológicas desnecessárias podem ser desencadeadas. Sempre devemos receber esse feedback como uma oportunidade para melhorar nosso desempenho.

[ Cosmic Yellow ] [ Fotos: Reprodução / Cosmic Yellow ]

Jornal Ciência