Quais são os maiores defeitos do corpo humano?

de Julia Moretto 0

Você provavelmente não tem ideia de quão terrível o corpo humano é. Como a maioria dos mamíferos, suamos para manter nossa temperatura, mas a maioria dos animais não tem tantas glândulas sudoríparas como nós.

Nós somos os termoreguladores menos eficientes no mundo do mamífero: apenas macacos e cavalos têm mais glândulas sudoríparas, principalmente nas axilas.

Nós eliminamos muita água em situações simples do cotidiano, desde a prática de exercício até situações de nervosismo. O mais curioso é que os outros animais não possuem essa função. Para os especialistas, o suor é consequência da evolução.

Um equívoco comum é que pálpebras nos protegem do pó. Nossas pálpebras são patéticas em comparação com as dos outros animais, a maioria possui dois conjuntos de pálpebras: um opaco como o nosso, que nos protege da luz, e uma membrana, que impede a entrada de poeira e água. Mas, por que não temos essas membranas? Ainda não há resposta para isso, mas os especialistas garantem que diversos problemas oculares não existiriam se nossos olhos fossem mais protegidos.

Se nós fossemos projetados para sermos perfeitos, teríamos essa proteção. Muitos animais têm dois olhos como os macacos. Mas nós temos dois olhos que conseguem ver em 3D. Mais uma vez, essa pode ser considerada uma consequência da evolução. Além disso, embora possamos ter uma grande percepção de profundidade, o nosso campo de visão é limitado. Um pombo com os olhos de ambos os lados de sua cabeça não pode ver em 3D, mas pode ver quase tudo ao seu redor.

Quantos acidentes de carro ocorrem porque nossa visão periférica não é eficiente? Falando em visão, já ouviu falar do “ponto cego“? Há um ponto que nós não conseguimos ver e por isso, o cérebro preenche os espaços em branco. Todos os vertebrados possuem este ponto, mas não todos os animais. Há outros exemplos que mostram como nosso corpo não foi bem elaborado. Nós não somos seres fortes ou rápidos. Nossa genitália é uma verdadeira bagunça: urina e sêmen saem do mesmo buraco no sexo masculino, e o sistema reprodutivo feminino parece incapaz de lidar com nossos bebês de cabeça grande.

A resposta para tudo isso é o nosso processo de evolução. Porém, nenhum dos problemas mencionados no texto nos coloca em risco de morte. Além disso, muitos elementos não podem ser alterados, de modo que os erros e falhas permanecem por séculos. De qualquer forma, a tecnologia felizmente nos ajuda a superar as falhas que o nosso corpo apresenta.

[ Fonte: Medical Daily ]

[ Fotos: Reprodução / Pixabay / Pixabay ]

Jornal Ciência