Menino “sem rosto” remove tumor do tamanho de bola de futebol da face, mas morre após este voltar com o dobro do tamanho

de Merelyn Cerqueira 0

Erick John Rwabirire, 17 anos, de Uganda, nasceu com um distúrbio ósseo raro que causou o crescimento de um gigante tumor em seu rosto. Quando o tumor começou a sufocá-lo, impedido que comesse ou bebesse, ele foi para o Reino Unido, em 2015, e cirurgiões conseguiriam remover o crescimento.

 

Após passar pela reconstrução facial, foi mandado de volta para casa, com o rosto visivelmente melhor. No entanto, poucas semanas depois, o tumor cresceu novamente, e ficou com o dobro do tamanho, resultando em sua morte, de acordo com informações do Daily MailA operação foi realizada com sucesso em 2015 e financiada por meio de doações de uma instituição de caridade. No período de tratamento, que durou cerca de nove meses, ele chegou a viver longe dos pais, bem como lutou contra a dor e estigma social.

menino-com-cancer_2

A história de Rwabirire veio à tona após um programa de TV britânico retomá-la em uma das produções. Nele são ressaltados os momentos finais da inspiradora vida do jovem, que arriscou a vida pelo desejo de viver uma vida normal. Disseram-me que posso morrer ou sobreviver, mas não sei como será”, teria dito antes de realizar a operação.

menino-com-cancer_3

O documentário também contou com imagens dos principais cirurgiões craniofaciais do mundo, Niall Kirkpatrick e Simon Eccles, que realizaram a operação de Erick no Crowell Hospital, em Londres. Os médicos foram capazes de remover um pedaço do crânio do garoto para dar-lhe uma nova mandíbula, após ela ter sido danificada pelo tumor. Ainda, colheram um pedaço de músculo da coxa para criar partes da boca.

menino-com-cancer_4

Apesar de ser apelidado como “o menino sem rosto”, ele frequentemente recebia elogios pelo otimismo em face às adversidades. Seu espírito notável e amor contagiante pela vida significa que todos os que o conheceram não só se apaixonaram por ele, mas também estavam determinados a fazer sua vida o melhor possível”, disse Jazz Gowans, diretor executivo da Transparent Television, responsável por produzir o programa. Agora, a família de Erick espera poder começar uma fundação de caridade em seu nome.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência