Adolescente que acreditava ter distendido músculo praticando esportes descobre tumor gigante nas nádegas

de Merelyn Cerqueira 0

Ellie Waters, 14 anos, de Northamptonshire, Inglaterra, foi diagnosticada com uma lesão no tecido profundo após desmaiar enquanto corria uma maratona de uma instituição de caridade no ano passado. Ela havia notado um pequeno nódulo em suas nádegas, que lhe causava dor e a impedia de sentar.

A jovem manteve o caso em segredo de sua família, porém, quando o crescimento triplicou de tamanho, ela resolveu mostrá-lo para a mãe, que logo procurou ajuda médica. Após uma série de exames, Ellie descobriu ter um Rabdomiossarcoma Alveolar – uma forma de câncer dos tecidos moles. Agora, seis meses depois do tratamento, seu tumor foi erradicado e ela segue em recuperação, de acordo com informações do jornal inglês Daily Mail.

cancer-raro-nas-nadegas_01

Segundo a mãe, Samantha Waters-Long, 42 anos, quando Ellie foi diagnosticada com Câncer, família ficou devastada. “Como uma típica adolescente ela nunca mencionou a extensão dos sintomas, devido à área afetada”, contou. “Porém, apesar de sua idade, ela seguiu tudo passo a passo e eu não poderia estar mais orgulhosa”.

A menina teria se queixado de dores quando percebeu que a protuberância em sua nádega havia crescido. A princípio, teria assumido ser resultado de uma lesão pela prática de cross-country (corrida) ou futebol. Após participar de uma corrida de caridade, ela acabou desmaiando, e foi levada pela família ao médico.

cancer-raro-nas-nadegas_02

Por ter escondido os sintomas, foi lhe dado o diagnóstico de distensão muscular. No entanto, conforme o caroço crescia, foi ficando cada vez mais doente, até que finalmente revelou o segredo para a mãe. Apesar de, a princípio, os médicos acreditarem ser um Abcesso Períneo, a ponto de levarem-na para uma mesa de cirurgia, descobriram que se tratava de um grande tumor, do tamanho de um melão. Ellie, então, foi levada para realizar uma tomografia computadorizada.

Após descobrirem o Rabdomiossarcoma Alveolar, a jovem foi submetida a seis meses de intensas sessões de quimioterapia e mais seis de radioterapia. Agora, que o tumor desapareceu completamente, ela está quase totalmente recuperada, precisando apenas terminar seu plano de manutenção de quimioterapia, de 12 meses, que servirá para certificar que todas as células cancerosas sejam eliminadas. Em um vlog na internet ela contou todas as suas experiências e já alcançou mais de 55 mil visualizações em um dos vídeos.

Rabdomiossarcoma Alveolar

cancer-raro-nas-nadegas_03

Trata-se de um dos tipos mais raros de câncer e se desenvolve nos tecidos de sustentação ou conjuntivos do corpo. Os sarcomas de partes moles ocorrem em músculos, gorduras, vasos sanguíneos ou qualquer outro tecido ativo de sustentação ou proteção do corpo. Os lugares mais comuns encontrados são a cabeça, pescoço, bexiga, vagina, braços, pernas e tronco do corpo. O tumor tende a ocorrer em crianças e adolescentes, podendo ser tratado com quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

A maioria dos Rabdomiossarcomas é diagnosticada depois que a pessoa desenvolve os sintomas, que podem incluir uma protuberância – vista ou sentida – dolorosa ou não, bem como sangramento no nariz, vagina, reto ou garganta. Também há formigamentos, dor e perda de movimento nas áreas onde o tumor se encontra.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência