Elon Musk compra o Twitter por US$ 44 bilhões. O que mudará agora que é o único dono?

Pela cotação do dólar hoje (25/04), o valor seria equivalente a mais de 214 bilhões de reais!

de Redação Jornal Ciência 0

O homem mais rico do mundo, o bilionário Elon Musk, acaba de anunciar nesta segunda-feira (25/04), a compra de 100% do Twitter, tornando-se o único dono, como planejava.

Foram semanas de negociações que pareciam não ter fim. Várias fontes do mercado estimam que o martelo foi batido, de fato, quando Musk chegou aos US$ 44 bilhões de dólares — 214 bilhões de reais na cotação de hoje!

De início, o conselho administrativo e diretores do Twitter não aceitaram vender a rede social para Elon Musk, que já era dono de 9,2% das ações da empresa.

Mas, após várias tentativas, o bilionário deixou claro suas reais intenções, deu garantias financeiras e afirmou que seria sua “última e melhor proposta” para comprar o Twitter.

Os acionistas não aguentaram o peso da oferta e resolveram fazer uma reunião ainda na noite de domingo (24/04) para pensar sobre a possibilidade de “passar o bastão” para Musk.

A maioria dos acionistas decidiu que a empresa deveria ser vendida, mesmo o conselho de administração não concordando com a ideia.

Como a diretoria não levou a sério nenhuma de suas propostas, Musk começou a persuadir e convencer diretamente os acionistas, de forma individual, não mais tratando do assunto com a diretoria do Twitter, já que visivelmente eles não tinham interesse em vender para ele.

Musk, agora dono do Twiter, quer retirá-lo do mercado de ações e tornar a empresa de capital fechado, sem acionistas. Assim, ele realizará todas as mudanças na rede social que julgar necessárias, sem interferência de ninguém.  

Musk disse que comprou o Twitter para aumentar a liberdade de expressão e estimular a democracia — mesmo que na prática, não saibamos o que ele realmente quer dizer com isso.

“A liberdade de expressão é a base de uma democracia em funcionamento, e o Twitter é a praça digital da cidade onde assuntos vitais para o futuro da humanidade são debatidos. Também quero tornar o Twitter melhor do que nunca, melhorando o produto com novos recursos, tornando os algoritmos de código aberto para aumentar a confiança, derrotando os bots de spam e autenticando todos os seres humanos. O Twitter tem um enorme potencial – estou ansioso para trabalhar com a empresa e a comunidade de usuários para desbloqueá-lo”, disse à imprensa.

Especialistas acreditam que a compra possa ter consequências, já que Musk demonstrou no passado insatisfação com as políticas excessivas de moderação de conteúdos e notícias nas redes sociais.

Musk já criticou inúmeras vezes os sistemas automáticos que barram discursos de ódio e notícias que geram desinformação.

Não sabemos o que ele pretende fazer para “suavizar” esses filtros automáticos promovidos pelos algoritmos, robôs ou até mesmo revisores especializados em detectar notícias falsas e conteúdos agressivos.  

O fato de ser o único dono da rede social, sem nenhum tipo de conselho que possa intervir ou mediar situações, deixa usuários e influenciadores digitais, donos de perfis gigantes, apreensivos.

Na prática, todos que usam o Twitter estão nas mãos de qualquer decisão tomada monocraticamente por Elon Musk.  

Fonte(s): The Verge / PR Newswire Imagens: Reprodução / Deadline

Jornal Ciência