Estas são as primeiras imagens do que será o primeiro Hyperloop do mundo

de Julia Moretto 0

Hyperloop One revelou as primeiras imagens da sua nova construção no deserto de Nevada, que está definido para se tornar o primeiro Hyperloop do mundo ainda este ano.

 

A startup baseada em LA é uma das várias empresas determinadas a tornar a visão futurista de Elon Musk uma realidade. O conceito, denominado “quinto modo de transporte“, é projetado para transportar passageiros e cargas a velocidades de até 1.220 km/h (760 mph) através de tubos selados de baixa pressão.

hyperloop-3

O local do teste, chamado Dev Loop, atualmente corre a 500 metros de comprimento e pesa mais de 1 milhão de quilos. Quando estiver concluída nos próximos meses, a estrutura em grande escala se estenderá por 3 quilômetros. Musk, CEO da Tesla e SpaceX, propôs vez o conceito em 2012 e, mais tarde, publicou um livro descrevendo como tal sistema de transporte poderia funcionar.

 

A ideia original de Musk era de um tubo permitindo o trânsito ultrarrápido entre São Francisco e Los Angeles, mas no momento não está claro se um Hyperloop californiano será uma realidade no futuro próximo. A empresa iniciou a primeira demonstração de um sistema de propulsão Hyperloop em maio do ano passado e, em outubro, revelou seus planos para o primeiro Hyperloop para transporte de passageiros, que pretende construir nos Emirados Árabes Unidos (EAU), ligando as cidades de Dubai e Abu Dhabi.

hyperloop-2

Essa rota se estende por cerca de 159 quilômetros e geralmente leva cerca de 2 horas de carro, mas pesquisadores dizem que ele poderia fazer a viagem em apenas 12 minutos. A empresa diz que a invenção poderia estar pronta em 2020, mas antes que isso aconteça, precisam demonstrar que seu protótipo completo em Dev Loop funciona em Nevada – e pode atingir com segurança as velocidades que seus engenheiros prometeram.

 

Se tudo correr bem, seria um enorme impulso para a tecnologia no seu conjunto, que apesar de sua promessa imensa, foi obscurecida por questões sobre viabilidade e acesso. Documentos vazados no ano passado mostraram que os custos estimados do Hyperloop são de US$ 4,8 bilhões (cerca de R$ 15,1 bilhões) no total – mais de US $ 30 milhões por quilômetro. Ainda assim, a única coisa que pode convencer as pessoas de que isso vale a pena é uma demonstração bem-sucedida.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência