Dispositivo para exercitar a língua promete reduzir o ronco em sete dias

de Merelyn Cerqueira 0

Se você faz parte das milhões de pessoas que têm o sono prejudicado pelo ronco, um dispositivo produzido no Taiwan, chamado “Tongue Muscle Trainer” promete reduzir os problemas de sono em até 50% em apenas sete dias.

Conforme reportado pelo Mail Online, através de alguns exercícios simples, o objetivo do aparelho é ajudar a fortalecer os músculos da língua. Um estudo com 120 pacientes que sofrem de apneia do sono está em curso no país, a fim de confirmar os benefícios a longo prazo.

Os exercícios para a língua podem ser uma nova opção de tratamento para as pessoas que sofrem com o ronco.

Os primeiros resultados do dispositivo, criado para ajudar pacientes com a formação muscular da língua, mostraram melhoras significativas em pessoas com apneia do sono – quando o tecido da garganta entra em colapso repetidas vezes durante a noite, bloqueado as vias aéreas.

O aparelho é composto por um plástico, um bulbo cheio de ar e é utilizado dentro da boca. O exercício, no entanto, consiste em pressioná-lo para cima, ou para os lados, até que atinja a pressão necessária para alongar o músculo.

As posições devem ser mantidas por pelo menos 30 segundos cada. Alguns desses músculos que controlam a língua estão diretamente conectados ao tecido da garganta. A ideia é que os exercícios os fortaleçam e ajudem a reduzir os problemas de ronco.

Os tecidos da boca e vias aéreas, além da língua, naturalmente relaxam conforme adormecemos. Para a maioria das pessoas, isso não representa um problema.

Contudo, para os pacientes com apneia do sono, esse relaxamento pode bloquear as vias respiratórias por até dez segundos, repetidas vezes, até que, consciente, envia ao cérebro sinalizações para que o músculo se contraia e reestabeleça a respiração regular.

Logo, o som de ronco que ouvimos é produzido pela vibração dos tecidos por causa do ar que é forçado através das vias obstruídas.

Se não tratada, a apneia do sono pode contribuir para problemas de longo prazo, tais como hipertensão, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.

Comumente, é tratada com a pressão positiva contínua das vias aéreas (CPAP), um suporte ventilatório feito por meio de uma máscara.

O problema deste tratamento, segundo estudos, é que muitas pessoas o acham desconfortável, classificando-o como claustrofóbico e barulhento.

Diferente disso, o TMT é portátil e mais simples de ser utilizado. Algumas pesquisas sugerem que os exercícios na língua podem ser altamente eficazes. Por exemplo, em um realizado pela Universidade de Quebec, no Canadá, ano passado, cientistas analisaram os efeitos desses exercícios.

Foram selecionados dez pacientes e, através de testes feitos com uma hora de duração, várias vezes por semana, foi relatada uma melhora de 48% nos problemas de sono. O estudo foi publicado no Respiratory Journal.

Agora, os cientistas do Taiwan estarão monitorando os novos pacientes em vários intervalos, a fim de verificar a qualidade de sono e respiração.

Comentando sobre a abordagem, o professor Jaydip Ray, um cirurgião e otorrinolaringologista em Sheffield Teaching Hospitals, “trata-se de um conceito simples, inovador e com resultados iniciais encorajadores”. No entanto, “ensaios maiores são aguardados para confirmar os benefícios a longo prazo”.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência