Você já usou tampões para não ouvir seu parceiro roncar? Saiba que esse hábito pode ser prejudicial à audição

de Merelyn Cerqueira 0

Especialistas revelaram que o hábito de obstruir os ouvidos para silenciar o ronco do parceiro pode prejudicar gravemente sua audição, uma vez os tampões, ou protetores auriculares, podem ficar presos e perfurar o tímpano.

 

Em um caso reportado pelo jornal Daily Mail, uma paciente identificada como Lucy Holden procurou ajuda médica após ter dormido com um protetor de ouvido e notado que um deles havia ficado preso. Depois de dormir por três anos ao lado de um ex-namorado que roncava, ela já havia se acostumado a usar tampões durante as noites. “Eu tinha uma variedade deles”, revelou. “Assim como minha mãe, que usava por causa do ronco de meu pai, meu irmão na universidade também tinha, uma vez que seus amigos davam festas particularmente barulhentas”.

 

Quando chegou ao hospital, uma enfermeira tentou tirar o objeto preso com a ajuda de um gancho prateado, mas o objeto estava muito longe. Foi decidido então que ela precisaria ver um especialista. No entanto, a próxima consulta só poderia ser realizada em duas semanas, o que deixou Holden desesperada. De acordo com Dr. Michael Wareing, um cirurgião e otorrinolaringologista consultor da NHS de Londres, quanto mais tempo durar a obstrução, maior o risco de problemas mais graves, como infecções de ouvido, inflamação e lesões auditivas permanentes.

 

Para o pediatra e cirurgião Daniel Tweedie, do NHS Evelina London Children’s Hospital, os tampões de algodão são moldados de forma que se encaixam perfeitamente aos ouvidos. Logo, quando empurrados, podem ficar presos facilmente. “Primeiro, eles se tornam difíceis de serem alcançados e puxados, depois, quando a cera é aquecida pela temperatura corporal, o processo fica ainda mais difícil”, explicou.

 

Após o desespero, Lucy conseguiu visitar um especialista, Dr. David Selvadurai, no Parkside Hospital, em Londres. Por meio de um pequeno procedimento, que envolveu a inserção de um tubo de sucção na orelha, os médicos conseguiram aspirar o bloqueio. Toda a operação durou cerca de meia hora e segundo ela, foi “agonizante”.

 

De acordo com Dr. Selvadurai, Lucy foi sua segunda paciente com obstrução no ouvido naquela semana, e até chegou a perguntar se o problema dela também estava relacionado aos roncos do namorado. Ele explicou a ela que as pessoas não percebem quão perigosos os tampões de ouvido podem ser, e sugeriu que nunca mais os usasse novamente.

 

Para Tweedie, como já existem há muito tempo, os tampões são considerados como seguros pelas pessoas, embora o caso seja exatamente o contrário. “É possível que eles sutilmente afetem a audição dos pacientes sem que eles percebam”, explicou. Para quem precisa fazer uso permanente dos protetores auriculares, Dr. Wareing recomenda os feitos de silicone, já que podem se encaixar perfeitamente na orelha sem o risco de entrarem.

 

Um tímpano perfurado por vezes requer cirurgia. E essa operação exige anestesia geral e a remoção de um pequeno pedaço de tecido da parte da frente ou de trás da orelha. De qualquer forma, o velho conselho de que não devemos colocar nada menor do que o cotovelo no ouvido ainda é válido, de acordo com Dr. Wareing.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Kozma Damian ]

Jornal Ciência