Conheça a chocante realidade dos hospitais

de Gustavo Teixera 0

“The Hospital” (“O Hospital”, em tradução livre) é o novo documentário da emissora britânica BBC2, e logo no primeiro episódio deixou a audiência traumatizada. Ele trata da crise de saúde pública do Reino Unido, mas esse cenário é comum em muitos países, incluindo o Brasil.

Falta de medicamentos, de leitos, de profissionais, além de negligência são temas abordados nesse documentário da saúde pública. Uma das protagonistas reais, Janice, uma idosa que sofreu uma ruptura no vaso sanguíneo, vai ao hospital de ambulância. Ao mesmo tempo, um paciente com câncer chamado Simon está se preparando para uma cirurgia de emergência que removerá um tumor de seu esôfago. O problema é que havia apenas uma cama na UTI.

Hospital_02

O documentário retrata as difíceis decisões que são tomadas pelos médicos devido à terrível situação da saúde pública. No caso citado, os médicos informam que se Janice sobreviver na ambulância, ela ficaria com a cama, e que se morresse no caminho, Simom poderia ficar com a vaga e posteriormente ser operado. Simon, de 67 anos começa a chorar e se sentir extremamente culpado.

No final do capítulo, o documentário revela que Simon morreu 6 meses após ser operado, pois contraiu Linfo-histiocitose hemofagocítica, uma doença rara que afetou seu sistema imunológico fragilizado pelo câncer. O público que assistiu à estreia do documentário reagiu imediatamente a esse estado de calamidade em que se encontra a saúde pública do Reino Unido.

Veja algumas reações no Twitter:


“Honestamente não tem como pagar esses médicos o suficiente, incrível”.

 

“#OHospital literalmente tirou meu coração do peito, mastigou e depois cuspiu”.

 


“Em choque ao ver #OHospital #bbc2. Não há leitos. Uma equipe de ponta esperando nos corredores. Como é que podem trabalhar assim? #SSP”.

 

“Escolher entre um câncer ou uma operação cardíaca não deve jamais ser uma escolha que os médicos tenham que fazer em nosso serviço de saúde pública #OHospital”.


“Documentário esclarecedor da BBC, é incrível que nosso sistema de saúde pública não tenha se quebrado em pedaços graças pela situação em que se encontra #OHospital”.

 

“#OHospital Esse programa me faz odiar o governo com todas as minhas forças. A humanidade e a luta para concertá-la. Lembre-se de ser humilde”.

[ Mirror ] [ Fotos: Reprodução / Mirror ]

Jornal Ciência