A misteriosa morte deste homem continua confundindo as autoridades mesmo depois de resolvida

de Merelyn Cerqueira 0

Um misterioso corpo impossível de ser identificado aparece em algum canto remoto de sua cidade”.

 

Embora seja o começo perfeito para qualquer episódio de CSI, a verdade é que este cenário ocorre mais vezes do que a maioria das pessoas gostaria de pensar. Enquanto é especialmente assustador para os cidadãos locais, é igualmente frustrante para os investigadores cujo trabalho é solucionar o crime.

 

Este foi o caso para os moradores e investigadores de uma área montanhosa e extremamente remota do Peak District National Park, chamada Saddleworth Moor, em South Pennines, no norte da Inglaterra. Em uma dada manhã, investigadores foram chamados para trabalhar no caso de um corpo de um homem encontrado por um ciclista no reservatório de Dovestone.

morte-misteriosa_03

O morto não tinha aparência de ser um morador de rua, estava bem vestido e deitado com os braços ao lado do corpo, em uma posição pacífica. As autoridades que chegaram ao local ficaram frustradas ao não conseguirem descobrir sua identidade. Os investigadores logo assumiram que o homem, apelidado por eles como Neil Dovestone, deveria ter entre 65 e 75 anos. Quando realizaram uma autópsia, ficaram chocados com o que descobriram: ele havia morrido por envenenamento por estricnina.

morte-misteriosa_06

Nos bolsos do morto, encontraram 130 euros em notas de 10 e vários bilhetes de trem, um dos quais permanecia inutilizado. Ainda, e mais estranho, havia uma caixa vazia de remédios com palavras escritas na língua paquistanesa urdu. Descobriu-se que pouco antes de morrer, ele teria entrado em um bar próximo, chamado Pub Clarence, em Greenfield, e pedido ao proprietário do local, Melvin Robinson, informações de como chegar ao topo da montanha.

Considerando que era um homem de idade, Melvin o advertiu para que não tentasse fazer a caminhada. Ele ignorou o conselho, e duas horas depois foi visto quase na metade do caminho da montanha por outra testemunha que passava ali de carro. Minha teoria sobre ele continua mudando”, disse Melvin. “Se houve envenenamento, teria lhe causado convulsões, mas ele tinha os braços pacificamente colocados sobre o corpo. Então, eu me pergunto se alguém o roubou e o deixou assim – e se for esse o caso, por que não levaram o dinheiro?

morte-misteriosa_05

A polícia ainda identificou a presença do homem nas estações de trem cujos bilhetes foram usados. Ele começou sua viagem partindo do oeste de Londres e foi para Euston e, em seguida, Manchester. Uma vez lá, seguiu para seu destino final em Greenfield. Embora tenham espalhado fotos em empresas e hospitais, a polícia não conseguiu descobrir sua identidade.

Ainda, vídeos e fotos começaram a circular pela mídia internacional, o que levou a muitas teorias da conspiração, incluindo a ideia de que ele seria um agente secreto assassinado em serviço enquanto planejava encontrar alguém no topo da montanha. Ainda, por um breve momento, as pessoas acreditaram se tratar de Hugh Toner, um homem da Irlanda do Norte que desapareceu 1994. No entanto, essa teoria foi refutada por análises de DNA.

morte-misteriosa_02

 

As autoridades então se voltaram para a pista mais sólida: as caixas do remédio usado para tratar hipotireoidismo. No entanto, e curiosamente, a autópsia não revelou motivos para ele estar tomando esse tipo de medicamento. Descobriu-se que o homem tinha uma placa de titânio no meio do fêmur da perna esquerda, mas ela havia sido inserida de maneira incomum. Isso ajudou a polícia a identificar 15 hospitais em que ele possivelmente teria realizado a cirurgia. Depois de uma longa busca, encontraram o local do procedimento.

 

Eles também descobriram que o homem havia viajado do Reino Unido para o Paquistão poucos dias antes de morrer. A análise do registro de voo deu aos investigadores um nome específico, que levou à obtenção do passaporte, identificação de um parente e amostras de DNA.

 

Eles descobriram então que o homem seria David Lytton, um homem de 67 anos, natural de Londres. No entanto, embora a identidade do misterioso corpo tivesse sido descoberta, muitos mistérios continuam a cercar sua morte. Primeiro, não há um consenso para o motivo: ele foi assassinado ou cometeu suicídio? Em segundo lugar, mas não menos importante, o que ele fazia naquela montanha tão remota?

[ Boredom Therapy ] [ Fotos: Reprodução / Boredom Therapy ]

Jornal Ciência