Condição raríssima: Mulher com 2 úteros fica grávida de gêmeos, um em cada útero; chance era de 1 em 50 milhões

Um caso incrível ocorreu com a norte-americana Kelsey Hatcher. Ela descobriu sua condição clínica aos 17 anos e sempre acreditou que seria muito difícil engravidar.

de Redação Jornal Ciência 0

Kelsey Hatcher, uma mulher de 32 anos do Alabama, EUA, está vivenciando uma gravidez extraordinária. Diagnosticada com Útero Didelfo, uma rara condição médica em que uma mulher possui dois úteros separados, Kelsey descobriu sua condição aos 17 anos.

Apesar de ter sido alertada sobre os desafios de engravidar, ela já é mãe de três filhos. Nesta gravidez, ela enfrenta um fenômeno ainda mais raro: está esperando gêmeos, com cada bebê crescendo em seu “útero particular”.

A probabilidade de tal ocorrência é estimada em 1 em 50 milhões. Kelsey relata sua experiência única em publicações regulares em suas redes sociais, descrevendo-a como “um grande milagre”.

Os médicos que acompanham sua gestação afirmaram que nunca haviam presenciado um caso como o dela, tornando este um território desconhecido. Kelsey se reúne quinzenalmente com os médicos para monitorar o desenvolvimento de cada gravidez, e o parto é considerado de alto risco, seja normal ou por cesariana.

Os bebês estão sendo gerados em úteros totalmente separados, o que significa que as gestações são consideradas independentes. Isso pode resultar em datas de parto diferentes, dependendo de quando cada óvulo foi fecundado. 

Os exames mais recentes indicam que os bebês estão saudáveis e com bom desenvolvimento, e a expectativa é que Kelsey dê à luz até o Natal.

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), malformações uterinas são anormalidades causadas ao longo do processo embrionário de formação do útero, estando presentes em 3% a 5% da população geral. Muitas vezes, essas condições são assintomáticas, tornando sua incidência difícil de quantificar.

O Útero Didelfo é uma anomalia caracterizada pela separação total dos Ductos de Müller. É uma condição rara em que uma mulher nasce com dois úteros separados. Devido a uma peculiaridade no desenvolvimento embrionário, os dois ductos que normalmente se fundiriam, para formar um único útero, permanecem divididos.

Isso resulta em dois úteros separados, cada um com seu próprio colo de útero. Embora seja uma condição incomum, muitas mulheres com Útero Didelfo conseguem ter gestações e partos bem-sucedidos, mas a ocorrência de gravidez simultânea, ao mesmo tempo nos dois úteros, é considerada um fato extraordinário.

Fonte(s): ABC News / The Independent Imagem de Capa: Reprodução / Redes Sociais 

Jornal Ciência