Teste de DNA revela caso extremamente raro de gêmeos que nasceram de pais diferentes

de Bruno Rizzato 0

Uma mulher vietnamita deu à luz gêmeos, porém, de pais diferentes.

Pode parecer estranho, mas segundo os médicos que acompanharam seu caso, o acontecimento – chamado de conjunto de gêmeos bi-paternal – é notável, justamente por ser extremamente raro.

Os gêmeos, hoje com dois anos, nasceram no mesmo dia e são do mesmo sexo. No entanto, o pai, de 34 anos, foi pressionado pela família, para que fizesse um teste de DNA.

O motivo era a falta de semelhança entre as crianças. Um tem cabelo ondulado e espesso, enquanto o outro tem o cabelo liso e fino.

Para descartar uma possível troca de crianças no hospital, eles resolveram fazer os testes, que acabaram revelando algo surpreendente. O professor Le Dinh Luong, presidente da Associação de Genética do Vietnã, disse que o teste de DNA em seu laboratório, em Hanoi, confirmou que os gêmeos têm pais diferentes. 

Segundo o especialista, os gêmeos bi-paternais podem ocorrer se dois óvulos da mesma mãe foram fertilizados por espermatozoide de dois homens diferentes, dentro de um período de ovulação de sete dias. Basicamente, se uma mulher possui mais de um parceiro sexual enquanto ela está ovulando, há uma chance minúscula de que espermatozoides diferentes possam fertilizar dois óvulos separados.

O professor Luong revelou que este foi o primeiro caso de gêmeos bi-paternais que ele ouviu falar, no Vietnã, e apenas sete casos foram relatados na literatura médica, até então – de acordo com sua afirmação. No entanto, ele se recusou a dar detalhes de sua paciente por questões de ética.

Outro caso de gêmeos como este foi relatado nos EUA, no ano passado, quando um tribunal decidiu que um dos pais deveria pagar a pensão alimentícia apenas para uma das garotas que eram gêmeas, após testes de DNA provarem que ele não era o pai das duas.

Em 2009, Justin e Jordan Washington nasceram nos Texas, EUA, com apenas sete minutos de diferença, um do outro. Mas, cada um possuía um pai diferente, já que sua mãe, Mia Washington, teve relações com outro homem no período de ovulação. Felizmente, seu parceiro, James, concordou em perdoar sua infidelidade e assumir a paternidade de ambos os gêmeos. A questão foi descoberta quando o pai percebeu que os gêmeos tinham diferentes características faciais.

A foto de capa refere-se ao caso ocorrido em 2009. As fotos da paciente do Vietnã não foram divulgadas para preservar sua intimidade.

[ Fonte: Daily Mail ]

[ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência