É possível gerar gêmeos de pais diferentes?

de Julia Moretto 0

Por mais difícil que possa parecer, é possível que uma mãe carregue gêmeos de pais diferentes. Há dois tipos de gêmeos: os heterozigóticos, também conhecidos de fraternos, e os monozigóticos. 

 

Os heterozigóticos são os gêmeos que nascem juntos, porém não são idênticos – além disso, podem nascer de sexos diferentes. Já os monozigóticos são idênticos e sempre do mesmo sexo – há relatos de casos em que gêmeos idênticos nasceram de sexo diferente devido a problemas genéticos. Os gêmeos monozigóticos são iguais pois um óvulo foi fecundado por um único espermatozoide. Dessa forma, o zigoto formado se dividiu e originou dois embriões iguais. 

gemeas-primeira-foto-570x389

Já o nascimento de gêmeos heterozigóticos ocorre por dois motivos: quando a mulher libera mais de um óvulo no mesmo instante ou quando ela ovula e,muito rapidamente, ovula mais uma vez. No primeiro caso, as fecundações ocorrem ao mesmo tempo, na mesma relação sexuale pelos espermatozoides do mesmo homem. Já no segundo caso, conhecido como superfecundação, o primeiro óvulo é fecundado em uma relação e o segundo em outra.

1923_1

As gêmeas Kian e Remee Hodgson, de sete anos, nasceram com diferença de apenas um minuto. Kian possui genes jamaicanos, com pele escura e cabelos e olhos pretos. Já Remee possui a pele clara, cabelos loiros e olhos azuis. Este não é um caso de superfecundação heteropaternal, pois, entre seus avós, há pessoas brancas e negras.

 

Como na superfecundação, a ovulação ocorrerá em momentos diferentes, e se a mulher tiver relações com homens diferentes em pouco tempo, pode ocorrer a superfecundação heteropaternal. Isso significa que serão gerados gêmeos heterozigóticos e de pais diferentes. De acordo com especialistas, a superfecundação heteropaternal está aumentando, pois é cada vez mais comum o relacionamento com diversos parceiros.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência