Gêmeas siamesas são separadas e se tornam as menores que sobreviveram à cirurgia

de Rafael Fernandes 0

Os médicos obtiveram grande sucesso separando gêmeas siamesas fundidas no fígado e no peito o transformando-as no caso de sucesso mais raro do tipo.

Maya e Lydia nasceram dois meses prematuramente, junto com sua irmã trigêmea Kamilla em dezembro. Cinco cirurgiões, assistidos por dois enfermeiros e seis anestesistas, realizaram a operação de cinco horas para separar as pequenas gêmeas siamesas em um hospital de Berna, na Suíça.

gemeas-siamesas-02

Os médicos haviam planejado resolver a separação operando apenas depois de alguns meses. Mas em uma semana, a situação das gêmeas piorou drasticamente: uma sofria de hipertensão enquanto a outra sofria da condição oposta, conhecida como hipotensão.

Ambas as condições ficaram muito preocupantes para o parzinho tão frágil, que pesava apenas cerca de 1.08kg cada uma. Então, os médicos decidiram que a única chance seria uma cirurgia nunca antes realizada num caso desses com pacientes tão jovens.

Separar o fígado dos bebês pode colocá-los sob enorme pressão, disse Barbara Wildhaber, chefe da unidade de cirurgia pediátrica do Hospital Universitário de Genebra, que liderou a equipe que realizou a cirurgia.

“Estávamos preparados para a morte de ambos os bebês, era uma situação tão extrema!”, ela disse ao jornal suíço Le Matin Dimanche. E acrescentou: “Foi magnífico. Eu lembrarei por toda a minha carreira”. Desde sua cirurgia, Maya e Lydia têm se recuperado bem, elas entraram no peso e já começaram a mamar, segundo o jornal.

gemeas-siamesas

O par está entre os cerca de 200 gêmeos siameses separados que vivem atualmente em todo o mundo, ele disse. Irmãos siameses são gêmeos idênticos que – em casos raros, cerca de um em 200.000 nascidos vivos – nascem com sua pele e órgãos internos fundidos, segundo o site do Centro Médico da Universidade de Maryland.

Cerca de metade são natimortos, e a taxa de sobrevivência é de entre 5% e 25%. Eles se desenvolvem a partir de um único óvulo (univitelinos), que se divide no caso de gêmeos saudáveis, mas não completamente, no caso de irmãos siameses.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência