Mãe indiana dá à luz gêmeos siameses que compartilham quase todos os órgãos vitais

de Merelyn Cerqueira 0

Shivrajo Devi, 24 anos, de Bihar, leste da Índia, deu à luz em casa a um casal de gêmeos siameses que compartilham um único par de pernas e quase todos os órgãos vitais. No entanto, a condição das crianças começou a piorar, precisando ser levados para um hospital da cidade, onde os médicos deram-lhes um tratamento preliminar.  

Segundo o pediatra Dr. Raj Kumar Gupta, eles estão fundidos a partir da cintura e apenas um órgão genital, feminino, é visível. “Mesmo que o outro esteja faltando, nós suspeitamos que o rosto do segundo bebê é masculino, o que torna o caso ainda mais raro, já que siameses geralmente são do mesmo sexo”.

bebes-indianos-siameses_02

Apesar dos exames de rotina realizados pela mãe, os pais disseram não ter ideia sobre a existência da gravidez com gêmeos siameses. Uma vez estabilizados, os médicos solicitaram que eles fossem enviados a um outro hospital maior em Nova Deli.

Agora os pais, que são bastante pobres, estão devastados pelo fato de que teriam que arcar com altos custos de viagens e tratamentos adicionais para tentar salvar a vida das crianças. Dessa forma, eles foram forçados a levá-los para casa. “Estou de coração partido e tinha esperanças de que os médicos pudessem salvar suas vidas, não sei o que vai acontecer com eles agora”, disse a mãe.  

bebes-indianos-siameses_01

Segundo o médico, os bebês estão bem, mas ainda precisam de cuidados especiais que somente um hospital mais avançado pode oferecer. “Eles são bebes milagrosos e bonitos, mas com chances de sobrevivência muito baixas, não podemos dizer por quanto tempo vão continuar vivos”, disse o Dr. Gupta.

A condição de gêmeos siameses é considerara rara, sendo que ocorrem uma vez a cada 200 mil nascidos vivos. Cerca de 40% a 60% deles são considerados natimortos, e 35% sobrevivem apenas um dia. Logo, a taxa de sobrevivência global fica entre 5% a 25%, de acordo com a University of Maryland Medical Center

bebes-indianos-siameses_03

Eles são formados, geralmente, a partir de um mesmo óvulo que não se separou completamente após a fecundação. O embrião em desenvolvimento, começa a se dividir em gêmeos idênticos, contudo esse processo para antes de ser concluído, gerando dois fetos fundidos.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência