Comovente: elefanta vai às lágrimas enquanto morre aos poucos no chão de um zoológico na Indonésia

de Merelyn Cerqueira 0

Os elefantes são conhecidos por demonstrar, através do choro, emoções como a tristeza, assim como os humanos.

Dessa forma, Yani, uma elefanta (elefoa e eliá também são nomes usados para designar a fêmea do elefante) de Sumatra que estava sendo mantida no Zoológico de Bandung, em Java Ocidental, na Indonésia, precisou ser removida de seu cativeiro após ficar doente, na semana passada. Assim, ela foi mantida deitada no chão do lugar, e derramou lágrimas durante todo o processo – que só se encerrou após sua morte na semana passada, no dia 11 de maio.

elefanta-chorando
Foto: Print de Tela / Metro

Até o momento, ninguém ainda conhece a causa de sua morte. Os administradores do zoológico insistiram que desde que ficou doente foi medicada e bem cuidada – mas a imprensa questionou o fato de ser “medicada” sem saber a causa da doença. No entanto, mais tarde, foi revelado que há cerca de um ano o lugar não possuía um veterinário residente responsável.

Dessa forma, várias organizações que visam a preservação dos animais têm criticado a situação de negligência do Zoológico. Segundo a chefe da Agência de Java Ocidental de Conservação da Natureza (BKSDA), Sylvana Ratna, “ter um veterinário é obrigatório e eles não tiveram um por cerca de um ano”. Já Femke den Haas, da Jakarta Animal Aid Network, solicitou uma regulamentação mais clara e rigorosa para os zoológicos do país, afirmando que a morte de Yani “é apenas a ponta do iceberg”.

O prefeito de Bandung, Ridwan Kamil, visitou Yani em seus últimos dias, e ainda postou fotos no Instagram de si mesmo ao lado da elefanta fazendo selfies. “Se eles não têm o orçamento para gerir, devem procurar apoio”, disse ele mais tarde de forma absolutamente lamentável.

[ Metro ] [ Foto: Reprodução / Metro ]

Jornal Ciência