Bebê nasce com saúde apesar de ter sido gerado fora do útero da mãe

de Merelyn Cerqueira 0

O nascimento recente de uma menina de 4.1 kg em Altai, região da Sibéria, chocou a medicina.

Em um artigo, especialistas descreveram o caso como uma gravidez abdominal, a qual o bebê havia sido gerado fora do útero da mãe e surpreendentemente nasceu saudável.  

Nomeada como Veronika, a criança é descrita como sendo uma em 625 milhões. Com informações do Siberian Times.

beben-nasce_1

A mãe da criança, que preferiu não ser identificada, estava na Sibéria como refugiada da região de Donbass, no leste da Ucrânia, a qual atualmente vive uma guerra civil.

Por motivos religiosos, sua gravidez não passou por muitos exames de acompanhamento. Logo, os médicos só descobriram sua condição única um dia antes de a criança nascer.

beben-nasce_2

Após um ultrassom, os médicos ficaram chocados ao descobrir que o bebê não estava no útero, mas sim no abdômen da mãe.

“Provavelmente, o bebê foi concebido normalmente, mas o óvulo acabou sendo implantado em um lugar atípico.

O bebê estava crescendo fora do útero”, explicou o médico cirurgião Vladimir Borovkov, responsável pelo Centro Pré-natal Regional de Altai.

beben-nasce_3

“Não há mais do que uma dúzia de casos como este no mundo”, acrescentou. “Gravidezes abdominais não são tão incomuns, mas os casos em que a criança sobrevive são quase únicos”.

beben-nasce_4

A mãe afirmou ter querido que a gravidez fosse completamente natural, sem a intervenção dos médicos e apenas com a opinião dos pais.

“Eu não quis fazer exames ou tomar pílulas”, disse ela. “Nós concordamos em chamar os médicos apenas quando minhas contrações começassem. Eu sentia o bebê se movendo dentro de mim e tinha certeza de que tudo estava normal. Era minha primeira gravidez e eu queria que fosse assim”.

beben-nasce_5

No entanto, ela nunca chegou a sentir as contrações. Preocupada, decidiu verificar. Após o exame, foi urgentemente enviada para cirurgia, uma vez que a gravidez estava colocando sua vida em risco.

Mesmo dentro de um quadro de alto risco, o qual foram necessários 10 médicos para ajudar, Veronika veio ao mundo na 41ª semana de gestação. 

“Entendemos que a cirurgia havia sido um sucesso quando a menina entregue começou a gritar. Parecia-me que não havia nada mais importante do que esse grito”, disse outro médico da equipe, Marat Zhazhiev.

Os médicos ainda estão tentando compreender exatamente qual a causa do desenvolvimento de Veronika dentro do abdômen de sua mãe.

Fonte: Siberian Times Fotos: Reprodução / Siberian Times

Jornal Ciência