A barreira de corais mais rica da Terra está morrendo e infelizmente não há nada que possamos fazer. Veja o porquê!

de Gustavo Teixera 0

Localizada na Austrália, a Grande Barreira de Corais é um dos ecossistemas mais ricos do planeta Terra. Mas ela está sofrendo danos ambientais severos que são irreversíveis.

Através de um levantamento aéreo, foi constatado que dois terços desta barreira de corais já estão comprometidos. 

Estima-se que os danos cheguem a 1,5 quilômetro do recife dos corais. Alguns estudos mostram que apenas sua parte sul está intacta.

corais-australia

Esses danos ambientais na barreira fazem com que os corais expulsem as algas que vivem em seu tecido, o que é uma grande alteração no ecossistema. 

As algas são as principais fontes de nutrientes dos corais, e sem elas, a barreira morrerá com mais facilidade. Isso acontece principalmente devido ao aquecimento global e ao aumento da temperatura da água.

O que desanima muitos especialistas é que quanto mais alterado estiver o ambiente, mais difícil é a recuperação do coral. Mas, o mais preocupante é intervalo de tempo em que isso acontece.

Nos últimos anos, está acontecendo mesmo sem a influência do El Niño, e esse problema está sendo acentuado devido ao aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Tropical.

O que se pode fazer é esperar que sejam realizadas ações para combater o aquecimento global e o efeito estufa que degradam um dos ecossistemas mais ricos do mundo.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência