Edifício de 117 metros de altura será o primeiro do mundo coberto por árvores

de Bruno Rizzato 0

Stefano Boeri, um arquiteto italiano que direciona a maioria de seus trabalhos a estruturas verdes inovadoras, voltadas à sustentabilidade, está pronto para construir uma torre de apartamentos de 117 metros de altura.

O prédio será construído em Lausanne, na Suíça, com objetivo de ser o primeiro edifício do mundo coberto por árvores.

primeiro-edificio-do-mundo-com-arvores

A torre, que terá cerca de 36 andares, apropriadamente chamada de “La Tour des Cedres” (A Torre de Cedros), será o lar de mais de 100 árvores, 6 mil arbustos e 18 mil plantas, distribuídos por cerca de 3.000 metros quadrados de espaço verde.

primeiro-edificio-do-mundo-com-arvores_02

As plantas vão proteger os apartamentos de ventos fortes, poeira e poluição sonora, além de oferecerem uma visão mais agradável da cidade. O projeto tomou como base a estrutura de construção e os benefícios de telhados verdes e jardins verticais, cada vez mais incentivados por políticas públicas voltadas ao meio ambiente.

Apesar de precisar de cuidados de jardinagem complexos, jardins verticais são ótimas alternativas para construções. “Dispostas dessa maneira, as plantas têm pouco substrato à disposição. Por isso é importante oferecer água com regularidade”, disse a paisagista Mariana Soares, de São Paulo, em entrevista ao portal Planeta Sustentável.

Porém, o projeto de Stefano Boeri é mais simples, com as árvores dispostas em espaços determinados, uma possibilidade criada pelo design diferenciado da estrutura. Esta torre será o segundo projeto do gênero feito por Boeri. Anteriormente, ele projetou duas torres de 112 metros de altura em Milão, na Itália, como mostra as fotos abaixo:

primeiro-edificio-do-mundo-com-arvores_04

primeiro-edificio-do-mundo-com-arvores_03

[ Bored Panda ] [ Foto: Divulgação / Bored Panda ]

Jornal Ciência