TOP 11 erros de engenharia que resultaram em desastres

de Gustavo Teixera 0

Falar em desastres é algo bastante delicado, além das vidas que são perdidas, temos que abordar também as falhas humanas. 

 

Mas, existe algo que fica de aprendizado: a falta de conhecimento e a negligência podem trazer danos irreparáveis, por isso, deve-se sempre investir mais para que coisas assim não se repitam. Confira 11 erros de engenharia que causaram acidentes que marcaram a História:

 

11 – Ônibus espacial Challenger

erros-da-engenharia

Apenas um minuto após ser lançado em 28 de janeiro de 1986, o ônibus espacial Challenger explodiu, matando sete passageiros. A tragédia aconteceu devido ao selamento interno do ônibus espacial ser feito de borracha, não sendo capaz de realizar sua função. O gás invadiu o tanque de combustível e fez o ônibus espacial explodir.

 

10 – Desastre do melaço em Boston

erros-da-engenharia_2

Em 1919 na cidade de Boston, a Purity Distilling Company construiu um tanque de 2 milhões de litros para armazenar melaço. Mas devido à negligência humana na construção, o tanque explodiu e toda essa quantidade de melaço vazou pela cidade a uma velocidade de cerca de 56 quilômetros por hora. Esse acidente matou 21 pessoas e muitos animais, além de deixar Boston afundada em melaço.

 

9 – Deepwater Horizon

erros-da-engenharia_3.1

No dia 20 de abril de 2010 a plataforma de petróleo Deepwater Horizon explodiu e despejou 180 milhões de litros de petróleo no mar. O acidente, que matou 11 trabalhadores e causou ferimentos graves em outros 17, aconteceu devido à falha mecânica nas torres de perfuração. Além das mortes, a costa do Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida tiveram a fauna e a flora devastadas.

 

8 -“Metáfora da Liberdade” do MIT

erros-da-engenharia_4

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) construiu um prédio com as paredes inclinadas e muitas pessoas que passavam por lá diziam sentir vertigem. Após 3 anos de funcionamento o edifício começou a desintegrar. Rachaduras começaram a aparecer, bem como goteiras. O MIT então resolveu processar o arquiteto responsável pela obra, pois as paredes começaram a desabar, devido ao fato da construção ter sido feita na base do improviso. O arquiteto chamou esse problema de “Metáfora da Liberdade”.

 

7 – Sistema de canais e diques de Nova Orleans

erros-da-engenharia_5

Em 2005, a cidade de Nova Orleans foi atingida pelo furacão Katrina. A cidade é protegida por um rio, mas o sistema de diques e canais não era moderno e estava irregular. Essa irregularidade fez com que 80% da cidade ficasse inundada. A US Army Corps of Engineers encontrou essas falhas e irregularidades e os Estados Unidos tiveram que investir mais de 15 bilhões de dólares para reverter a situação.

 

6 – Barragem de Banqiao

erros-da-engenharia_6

Construída para produzir energia e controlar inundações em 1950 na China, um erro drástico fez com que essa construção terminasse em desastre. Foi recomendada a construção de 12 comportas, mas somente 5 foram realmente feitas. No meio da construção, que levantou o lençol freático do local, a cidade foi atingida pelo tufão Nina, e o desastre fez com que 171 mil pessoas morressem.

 

5 – Colapso da passarela de Hyatt Regency

erros-da-engenharia_7

Este hotel de 40 andares, tinha uma falha na conexão do prédio com o teto. Isso provocou um acidente que matou 114 pessoas e feriu outras 200. Os engenheiros responsáveis tiveram suas licenças cassadas e o dono do hotel teve que pagar mais de 140 milhões em ações judiciais.

 

4 – Torre de Pisa

erros-da-engenharia_8

Este é um dos erros mais charmosos do mundo. Quando foi construída, em 1173, na Itália, devido a uma falha, sua base começou a se inclinar. Muitas tentativas para consertar foram feitas, mas uma obra de restauração em 1838 atingiu o lençol freático do local e inundou a base da construção. Mesmo o ditador fascista Mussolini ordenando que fosse aplicado cimento para endireitar o monumento, nada pôde ser feito, e a Torre de Pisa é sem dúvidas umas das construções mais famosas do mundo.

 

3 – Explosão do Mont Blanc, em Halifax

erros-da-engenharia_9

Em 1917 a explosão do Navio Mont-Blanc que estava carregado de explosivos matou cerca de duas mil pessoas na cidade de Nova Escócia, Canadá. O acidente ocorreu devido à colisão do navio com outro navio chamado Stella Maris, pois ambos se recusaram a recuar. O acidente também destruiu parte da cidade.

 

2 – Queda da Ponte de Tacoma Narrows

erros-da-engenharia_10

Em 1940, a ponte pênsil Tacoma Narrows, Washington, Estados Unidos, sofreu um acidente terrível. Assim que foi liberada para o tráfego de automóveis, ventos a uma velocidade de 64 km/h atingiram a ponte e fizeram parte da estrutura erroneamente construída – e não adaptada às oscilações – desabar.

 

1 – Chernobyl

erros-da-engenharia_11

O desastre nuclear das usinas de Chernobyl, localizado na Ucrânia, talvez seja um dos mais conhecidos do mundo. No dia 26 de abril de 1986, o reator da usina explodiu matando cerca de 4 mil pessoas devido à alta radiação. O acidente aconteceu devido à falta de manutenção preventiva nos equipamentos.

[ NTC ] [ Fotos: Reprodução / NTC ]

Jornal Ciência