TOP 3 remédios naturais que podem ajudar no controle da diabetes

de Merelyn Cerqueira 0

A diabetes já se tornou motivo de preocupação em todo o mundo, uma vez que o número de casos aumenta a cada ano. Apesar dos avanços na Medicina, ainda não foram disponibilizadas curas aceitáveis. Uma forma de combater a doença é através de meios naturais que, embora não a eliminem, ajudam a controlar o problema.

Abaixo, você confere três opções naturais que, de acordo com estudos, são consideradas eficazes para o controle da diabetes.

1 – Canela

3-remedios-naturais-contra-o-diabetes_02

Em um estudo clínico publicado em 2003 pela revista Diabetes Care, pesquisadores sugeriram que a canela pode ajudar a melhorar os índices de açúcar e colesterol no sangue de pessoas com diabetes do tipo 2. Junto a isso, também foram encontradas evidências de que a especiaria pode reduzir fatores de risco da condição associados às doenças cardiovasculares.

2 – Gengibre

Muito empregada na culinária, a raiz possui inúmeras qualidades medicinais. Comumente utilizada no combate a tosse, resfriados, diarreia e algumas doenças do estômago, o gengibre também pode ser usado no controle da diabetes.

3-remedios-naturais-contra-o-diabetes_03

De acordo com um estudo publicado em agosto de 2012 na revista Medical Plants, o gengibre pode melhorar o controle a longo prazo dos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes do tipo 2.

Ainda, segundo um outro estudo feito por pesquisadores da Universidade de Sydney, Austrália, o gingerol, principal componente ativo do rizoma de gengibre, pode aumentar e melhorar a captação de glicose nas células musculares sem precisar de insulina, mantendo sob controle os níveis de açúcar no sangue. 

3 – Aloe vera

3-remedios-naturais-contra-o-diabetes_04

Por conter glucomanano, uma fibra dietética solúvel (polissacarídeo), pode ajudar a reduzir em até 50% os níveis de glicose no sangue, quando consumida diariamente em suco. Por ser 100% natural, não desencadeia qualquer outro efeito, funcionando também como detox para o estômago.

Embora os três produtos prometam melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes, o aconselhamento médico profissional é essencial para a administração de todos os casos. Ainda, considere que o equilíbrio perfeito para uma vida saudável envolve uma boa dieta e a prática de exercícios físicos.

[ Super Curioso ] [ Fotos: Reprodução / Flickr / Flickr / Galen / Super Curioso ]

Jornal Ciência