Papiros antigos revelam detalhes sobre a construção da Grande Pirâmide do Egito

de Merelyn Cerqueira 0

Itens datados da quarta dinastia do Rei Khufu (Quéops), exibidos esta semana no Museu Egípcio do Cairo, revelam detalhes da vida cotidiana dos trabalhadores portuários que transportaram os enormes blocos de pedra calcária até o Cairo, para a construção da pirâmide de Quéops.

Além disso, também mostram como eram feitas as distribuições de alimentos para esses funcionários e outros detalhes, como o número de ovelhas que eram trazidas à cidade. A descoberta dos objetos foi feita em 2013, pelo pesquisador Sayed Mahfouz e sua equipe.

papiro-Antigo-Egito_01

As peças em questão, que remontam 4.500 anos de existência, revelam entre elas um dos papiros mais antigos do Egito, onde constam as informações sobre o cotidiano dos trabalhadores durante o evento de construção da pirâmide de Quéops.

Segundo o chefe do museu, Tarek Tawfiq, um dos documentos trata-se de uma espécie de ‘diário’ escrito por um funcionário sênior do governo, nomeado como Marr, que contém estatísticas e detalhes administrativos, incluindo transporte de pedras através do Rio Nilo e seus canais.

Em outros papiros são fornecidos detalhes sobre a distribuição de porções de alimentos para os trabalhadores, incluindo uma exibição em hieróglifos egípcios que contam o número de ovelhas trazidas. Os documentos também trazem informações financeiras sobre receitas e despesas (escritas em vermelho), bem como o pagamento oferecido aos construtores das pirâmides, escritas em preto.

papiro-Antigo-Egito_02

Segundo Mahfuz, os papiros “indicam a existência de um sistema administrativo altamente eficiente durante o reinado de Khufu”. A descoberta também sinalizaria que o Egito tem um grande número de tesouro antigos que ainda precisam ser descobertos.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência