TOP 10 curiosidades pouco conhecidas sobre o Egito Antigo

de Gustavo Teixera 0

O Egito é, sem dúvida, um dos lugares mais misteriosos e interessantes do mundo. Além de suas famosas pirâmides, tesouros escondidos, tumbas intrigantes e todo tipo de misticismo da época antiga, os egípcios tinham costumes bizarros que, com certeza, merecem alguma atenção.

Confira uma lista com 10 desses costumes estranhos e conheça um pouco mais sobre essa rica cultura antiga:

10 – Piolhos

Você já deve ter reparado que muitos egípcios daquela época eram carecas, mas você sabe o porquê?

Piolhos. Problemas com infestação de piolhos nos cabelos naquela época eram tão graves, que a maioria dos egípcios raspava a cabeça em uma tentativa de acabar com a infestação.

top-dez-curiosidades-egito

Você já deve ter percebido que as mulheres usavam perucas. Esse fato também ocorre por conta dos piolhos: mesmo já existindo remédios na época, eles não eram tão eficazes.

9 – Paquera

Segundo o historiador grego Heródoto, famílias se reuniam em barcos no rio para uma celebração religiosa.

O engraçado é que, mesmo se tratando de uma festa religiosa, os egípcios não se continham e paqueravam mulheres que estavam em outros barcos com “cantadas” de todos os tipos.

top-dez-curiosidades-egito_01

Passando um pouco do limite, homens falavam coisas obscenas, pois eles pensavam que isso deixaria as mulheres tão animadas, que elas pulariam na água atrás deles.

8 – Tutancâmon foi sepultado com o pênis ereto

Quando o historiador Howard Carter encontrou a tumba misteriosa de Tutancâmon, também achou tesouros e relíquias históricos, mas o que mais chamou atenção na época – e intrigou muitos egiptólogos – é que Tutancâmon foi mumificado com o pênis ereto.

top-dez-curiosidades-egito_02

Até hoje não se sabe exatamente o motivo dessa bizarrice, mas algumas teorias afirmam que o órgão genital do faraó foi trocado e mumificado assim para causar boa impressão.

7 – Métodos contraceptivos bem esquisitos

Os egípcios eram bastante avançados quando se tratava de Medicina, mas isso não significa que eram técnicas medicinais normais.

top-dez-curiosidades-egito_03

Fezes de crocodilo eram utilizadas pelas mulheres como método contraceptivo: elas enfiavam os detritos nelas mesmas para evitar a gravidez. Já os homens esfregavam suco de cebola nos prepúcios para se tornarem estéreis.

6 – Mulheres bonitas não eram embalsamadas imediatamente

Quando algum homem egípcio morria, ele era imediatamente embalsamado, para preservar seu corpo o máximo possível.

top-dez-curiosidades-egito_04

Já quando uma mulher bonita morria, familiares ou os maridos deixavam o corpo se decompor durante 4 ou 5 dias para evitar que os embalsamadores praticassem necrofilia – sexo com cadáveres.

5 – Faraós não eram fortes e atléticos

Em muitos, filmes, séries ou novelas, os faraós sempre são representados por homens esbeltos, magros e fortes. Mas isso é um grande equívoco. Os governantes egípcios comiam demais. Seus funcionários deviam preparar no mínimo 3 refeições fartas todos os dias com carnes, vinhos e doces.

top-dez-curiosidades-egito_10

Para comprovar tal fato, muitas múmias foram encontradas com barrigas salientes, dobras de gordura e até mesmo artérias obstruídas, evidenciando que, na verdade, eles eram obesos.

4 – Eles usavam laxante com muita frequência

No Egito, óleo de mamona era usado com um laxante potente. Os egípcios, numa tentativa de se manterem saudáveis e magros, tomavam esse laxante natural no mínimo três vezes no mês. O óleo era tão potente, que eles passavam o dia inteiro defecando.

top-dez-curiosidades-egito_06

O mais esquisito disso tudo é que eles usavam esse laxante mesmo com diarreia em uma tentativa de se livrarem da mazela.

3 – Proctologistas eram chamados carinhosamente de “Pastores de Ânus”

Como você sabe, os egípcios eram muito avançados na medicina. Semelhante aos tempos atuais, eles também tinham médicos especialistas para cada parte do corpo humano. 

Os proctologistas, ao invés de examinar e cuidar do cólon, reto e ânus, realizavam enemas, que é uma técnica de limpeza através do ânus.

2 – Eles realizavam testes de fertilidades um tanto quanto nojentos

Em uma técnica para testar a fertilidade, os egípcios passavam óleo no corpo da mulher e a deixavam deitada até o dia seguinte.

Se no outro dia ele tivesse uma aparência “fresca”, isso significa que ela era fértil, caso o contrário, ela não era fértil.

top-dez-curiosidades-egito_07

Outra técnica bizarra era colocar um dente de alho na vagina da mulher e deixar durante a noite toda.

Se no outro dia pela manhã a mulher tivesse hálito de alho, essa mulher era fértil, pois eles acreditavam que a boca era conectada com todas as partes do corpo. Se se não estivesse com hálito de alho, essa mulher não poderia ter filhos.

1 – Para os egípcios, homens também “menstruavam”

top-dez-curiosidades-egito_08

A esquistossomose é uma doença que faz a pessoa uraniar e defecar sangue. Como essa doença era muito comum no Egito, os egípcios acreditavam que essa condição fosse uma espécie de menstruação dos homens, além de significar que eram férteis.

Fonte: Listverse Fotos: Reprodução / Listverse / Wikipédia

Jornal Ciência