Pesquisadores descobrem uma tumba repleta de múmias e artefatos no Egito

de Merelyn Cerqueira 0

Uma equipe de arqueólogos do Ministério das Antiguidades, do Egito, descobriu um complexo funerário com várias tumbas, múmias e mais de 1.000 artefatos.

Originalmente construída para um homem chamado Usehat, em Luxor, estima-se que ela tenha sido feita em um período chamado de Novo Reino do Egito (1550 -1070 a.C.). 

Durante o período do Novo Reino, o Egito foi unificado, bem como controlava uma grande quantidade de territórios na região do Oriente Médio e o atual Sudão.

Então, depois que esse período terminou, o complexo funerário que já havia sido construído foi reaberto para que mais múmias e corpos fossem colocados ali dentro.

tumba-repleta-de-mumias-e-artefatos-no-egito-2

O complexo é parte de um cemitério maior e mais antigo localizado em Luxor, nomeado como Dra’Abu el-Naga. 

Os pesquisadores encontraram dentro da estrutura um labirinto de túneis e câmaras contendo restos de múmias, como mostrado nas fotografias divulgadas pelo Ministério.

Em alguns casos, as cores nos caixões foram bem preservadas, apesar da ação milenar do tempo.

tumba-repleta-de-mumias-e-artefatos-no-egito-3

Mais de 1.000 estatuetas esculpidas em faiança, terracota e madeira também foram desenterradas do complexo.

De acordo com egiptólogos, era comum que os corpos fossem enterrados com essas pequenas estátuas, porque as pessoas acreditavam que elas poderiam trabalhar para o falecido na vida após a morte.

A equipe, liderada por Mostafa Waziri, chefe do Departamento de Luxor, afirmou que as escavações ainda estão em andamento, e espera-se que elas ainda tenham muito mais informações sobre o complexo.

Fonte: Live Science Fotos: Reprodução / Live Science

Jornal Ciência