TOP 12 fatos maravilhosos sobre as Pirâmides de Gizé

de Merelyn Cerqueira 0

Por mais de 4 mil anos, as três Pirâmides de Gizé, (Necrópole de Gizé ou Grandes Pirâmides) elevam-se sobre as margens oeste do Nilo, ao sul do Cairo, no Egito.

Entre as sete maravilhas do mundo e patrimônio mundial da UNESCO, as pirâmides já provocaram o surgimento de inúmeras teorias, desde os seus métodos de construção até possíveis conexões astrológicas. Conheça 12 fatos sobre a maior e mais antiga delas, a Pirâmide de Quéops (Khufu):

1 – As primeiras pirâmides foram construídas um século antes

Túmulos destinados aos reis do Egito foram construídos muito anos antes de faraó Djoser construir uma pirâmide de degraus em Saqquara, sul de Giza, cerca de 2.630 a.C. A tumba de Djoser antecede a de Sneferu, cuja Pirâmide Vermelha era considerada como a primeira e verdadeira pirâmide concluída, construída entre 2.613 e 2.589 a.C.

2 – A Pirâmide de Quéops foi construída entre 2.560 e 2.540 a.C.

Não muito tempo depois do surgimento da Pirâmide Vermelha de 104 metros de altura, construída em Sneferu em Dahshur (já que sua pirâmide em Maidum foi abandonada e a segunda transformada na Pirâmide Curvada), Kuhfu começou a trabalhar na Pirâmide de Quéops, o maior de todos os túmulos já construídos no mundo antigo e peça central do complexo que inclui as tumbas para as esposas de Khufu, templo mortuário, barca funerária, diversas câmaras subterrâneas e passagens.

3 – A Pirâmide de Quéops foi construída para o faraó Khufu

O segundo faraó da Quarta Dinastia, Quéops (Khufu em egípcio antigo), era filho de Hetepherés I e Sneferu, e provavelmente ascendeu ao trono com apenas 20 anos de idade.

Algumas informações sobre Khufu foram preservadas e as conflitantes histórias sobre seu reinado foram escritas séculos depois de sua morte, mais notavelmente por Heródoto. O que se sabe de Khufu é que ele foi um rei cruel, sem piedade. A única estátua reconhecida dele está exposta no museu do Cairo e possui pouco mais de sete centímetros.

4 – Por milhares de anos foi a mais alta estrutura feita pelas mãos do homem…

Com 139 metros de altura, a Pirâmide de Quéops dominou a lista das maiores esculturas já construídas pelas mãos humanas. Isso até a Catedral de Lincoln, ficar pronta em 1.311. A Catedral alcançava cerca de 160 metros de altura, até que ponta da torre central foi destruída e nunca mais reconstruída.

5 – …até que diminuiu cerca de 8 metros

Hoje, a Pirâmide de Quéops possui cerca de 139 metros de altura, no entanto e graças a quatro milênios de erosão, ela diminui cerca de oito metros do tamanho de sua estrutura. Um triângulo de ferro foi colocado no topo da pirâmide. Chamado de Pyramidion, a peça substitui o que uma vez marcou o ápice da estrutura.

6 – Cerca de 2,3 milhões de blocos de pedra foram utilizados para construir a Pirâmide

Os blocos maciços utilizados para construir a Pirâmide foram retirados de uma pedreira em Aswan, localizada a cerca de 845 quilômetros rio acima. Cada bloco pesa, em média, cerca de 2,5 toneladas e estima-se que a pirâmide possa pesar cerca de 6,5 milhões de toneladas.

7 – Provavelmente uma série de rampas precisou ser montada para ajudar na construção da Pirâmide

Sem provas concretas, historiadores e estudiosos acreditam na teoria de que um sistema de rampas pode ter sido usado para elevar e manobrar os blocos de granito gigantes. Evidências arqueológicas encontradas em outras pirâmides indicam que escadas, rampas em espiral e lineares foram utilizadas para a elevação das pedras. Uma vez elevadas, os historiadores acreditam que alavancas de madeira e bronze foram usaras para posicionar as pedras.

8 – O interior possui três câmaras

Concebido como túmulo, a Pirâmide de Quéops possui três câmaras funerárias que foram destinadas para a família de Khufu e os bens/tesouros que seriam levados por eles para uma próxima vida. Ao entrar na pirâmide, uma passagem desce cerca de 108 metros do leito rochoso e continua por outros nove metros para chegar a uma câmara inacabada no subsolo.

Cerca de 28 metros da passagem descendente, um buraco no teto pela para a passagem ascendente, um trecho de 39 metros que sobe para a Grande Galeria (única pirâmide conhecida por ter uma passagem que se inclina para cima). No início da Galeria, existe uma passagem que leva à Câmara da Rainha, que mede cerca de 6 por 5 metros. Uma série de eixos que se estende pelas paredes norte e sul foram explorados diversas vezes, no entanto, os propósitos de suas existências ainda não foram descobertos.

De volta à Grande Galeria, outra passagem, de cerca 8m de altura por 16m de comprimento leva até a Câmara do Rei. Em seu interior, as paredes são completamente cobertas em granito e dois eixos funcionam como canais de ventilação.

Uma inclinação para cima leva para os lados norte e sul do lado de fora da Pirâmide, o que levou os especialistas a acreditarem que eles possuíam finalidades astrológicas.

O sarcófago de Khufu é o único objeto que permanece nessa câmara, no entanto a sua tampa já não existe mais e um pedaço do canto da tumba foi destruído.

9 – Quase tudo o que tinha nas câmaras foi levado

Alguns relatos afirmam que foram encontrados restos humanos na Câmara do Rei, por volta do século IX, mas as constantes pilhagens acabaram por esvaziar todo o interior, deixando apenas o sarcófago de granito vermelho do faraó Khufu. Além disso, o involucro de calcário que cobria o exterior também foi levado para ser utilizado por vários reis e governantes em outros projetos de construção.

10 – Historiadores acreditam que somente trabalhadores qualificados poderiam ter construído a Pirâmide

Por muito tempo se acreditava que as Pirâmides haviam sido construídas por escravos. No entanto, hoje os especialistas acreditam que a construção do Faraó Quéops pode ter reunido entre 20 e 30 mil trabalhadores qualificados, incluindo pedreiros, engenheiros, arquitetos, agrimensores e artesãos.

Os egiptólogos Mark Lehner e Zahi Hawaas teorizam que uma pequena equipe trabalhou durante todo um ano no projeto, enquanto que maios trabalhadores foram convocados durante os meses de verão, quando o Nilo inundou o vale circundante e integraram uma força de trabalho permanente.

11 –  Um filho e um neto de Khufu construíram pirâmides no mesmo local

Junto com seu túmulo, o complexo de Khufu ainda inclui três pequenas pirâmides construídas para suas esposas, um templo mortuário e tumbas para parentes e funcionários que acompanhariam o faraó em sua próxima vida.

Um de seus filhos, Khafre, construiu uma pirâmide de 135 metros e que, por alguns ângulos e devido à elevação do terreno, até parece ser ligeiramente mais alta do que a de Khufu.. Menkaure, filho de Kahfre, construiu uma pirâmide relativamente mais modesta, com 34 metros e também nas proximidades.

12 – É a mais antiga maravilha do mundo remanescente

Considerada uma das sete maravilhas do mundo, a Pirâmide de Quéops vem sobrevivendo à modernidade. Evidências arqueológicas indicaram que, assim como a Pirâmide, algumas das estruturas lendárias (como o Farol de Alexandria, Mausoléu de Halicarnasso e o Templo de Ártemis em Éfeso) são reais, enquanto que outras (como o Jardim Suspenso da Babilônia, a estátua de Zeus no Olimpo e o Colosso de Rodes) são mais difíceis de verificar, e podem ser caracterizadas como lendas e mitos.

Fonte: Mental Floss / Super Interessante Foto: Reprodução / Wikipédia

Jornal Ciência