Egito não é o país com mais pirâmides, de acordo com especialistas

de Julia Moretto 0

Quando pensamos em pirâmides, a primeira imagem que vem em nossa cabeça é o Egito, pois os túmulos triangulares são praticamente sinônimo do país. Porém, o Egito não é a capital das pirâmides. Essa honra pertence ao vizinho: o Sudão.

O país com o maior número de pirâmides no mundo é o Sudão. Nele se encontram de 200 a 255 pirâmides conhecidas, em comparação com as 138 do Egito. E o mais incrível é que elas não foram criadas por egípcios que poderiam ter vagado mais ao sul. Em vez disso, as pirâmides no Sudão foram construídas por membros do reino de Kush, uma civilização antiga que governou áreas ao longo do rio Nilo de 1070 a.C. a 350 d.C.

Mesmo tendo construído as pirâmides cerca de 500 anos após dos egípcios, ambas as culturas a usavam para enterrar seus mortos. “Assim como os egípcios, os Kushites sepultavam a sua realeza abaixo das pirâmides – supostamente para ajudar na chegada ao céu. Mas estruturalmente, os edifícios são bastante diferentes. As pirâmides núbias são muito mais íngremes, estreitas e foram construídas a partir de pedras escalonadas, ao contrário das superfícies lisas das pirâmides egípcias, que são mais amplas“.

Os tamanhos das pirâmides também diferem. A pirâmide Kushite média tem cerca de 6 a 30 metros de altura, enquanto a pirâmide egípcia tem aproximadamente 138 metros. Uma das maiores concentrações de pirâmides Kushite é a antiga cidade de Meroe, que fica próxima de Sudão. A cidade possui 200 das 255 pirâmides do país, sugerindo fosse uma antiga metrópole.

Os pesquisadores ainda têm dúvidas sobre as pirâmides sudanesas. Será que usaram os mesmos métodos dos egípcios? Quanto tempo demorou para serem erguidas? O que acontecia à sociedade como um todo? A boa notícia é que equipes de arqueólogos estão trabalhando em Meroë, com auxílio de um drone, para descobrir as respostas.

Além de não ter o maior número de pirâmides, o Egito também não é o lar da maior pirâmide do mundo. Quem ganha esse prêmio é o México com a Grande Pirâmide de Cholula, que fica escondida dentro de uma montanha.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência