Pesquisa revela dois novos espaços na Grande Pirâmide de Gizé

de Julia Moretto 0

O projeto ScanPyramids continua a abrir novos caminhos sobre a Grande Pirâmide de Gizé. Sua última descoberta mostra que o monumento tem cavidades e corredores ainda mais misteriosos escondidos do que seu trabalho anterior mostrou.

A nova descoberta é uma cavidade de cerca de 105 metros acima do chão, no canto nordeste da pirâmide, além de outro espaço descoberto na face norte da estrutura, segundo a AFP.

O projeto liderado pelo Ministério da Autoridade de Antiguidades egípcio utiliza termografia infravermelha, detectores de múons, fotografia aérea e de varredura a laser para analisar o interior das pirâmides de uma forma não-invasiva. O projeto está chegando nas últimas semanas de sua missão – que começou em outubro passado – rendendo boas informações.

A maior parte do seu trabalho tem sido realizado sobre a Grande Pirâmide – a maior e mais antiga das três pirâmides -, monumento e túmulo do Faraó Quéops. Eles também têm realizado trabalhos sobre Quéfren, em Giza, entre outras. O tamanho exato e a forma destes novos quartos ainda não são conhecidos pelos engenheiros, no entanto, eles estão realizando novas análises para obter uma visão mais clara. Isso também irá dar uma ideia sobre a função ou o propósito das cavidades.

Para Dr. Nicholas Reeves, a perspectiva de cavidades ocultas é sempre conhecida por instigar a imaginação dos egiptólogos. Em 2015, Reeves sugeriu o que o túmulo da rainha Nefertiti – perdido há muito tempo – poderia estar escondido atrás da câmara mortuária de Tutancâmon.

Dessa forma, a descoberta poderia ser um corredor secreto ou um túmulo escondido?

Segundo os especialistas, as cavidades devem ser apenas parte da estrutura da pirâmide. “Essas pessoas são cientistas e não têm um fundo arqueológico”, disse Zahi Hawass, ex-ministro egípcio de Estado dos Assuntos antiguidades e Diretor da escavação das Pirâmides de Gizé. “Você sabe que vai encontrar anomalias em todos os lugares. Eu acho que não há salas secretas e estas anomalias têm a ver com a forma como a pirâmide foi construída”, acrescentou.

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência