Vídeo de bebê nascendo por meio de cesárea humanizada viraliza na web

de Merelyn Cerqueira 0

Publicado por uma clínica em Maracay, na Venezuela, um vídeo, que já se tornou viral na internet, mostra o momento em que um bebê sai tranquilamente do corte feito na barriga da mãe. A cena, que mostra uma cesárea menos agressiva, foi considerada uma forma de parto humanizado, uma vez que respeita unicamente a vontade da mulher. Com informações do portal UOL.  

Nestas condições, é a mãe quem decide a posição em que mais se sente confortável para dar à luz. Embora o mais comum seja que esse tipo de procedimento ocorra fora de um ambiente hospitalar, é possível ter um parto humanizado dentro de um cento cirúrgico. Para isso, os médicos e enfermeiros devem apenas respeitar os desejos da mãe e preparar o ambiente para que seja o mais acolhedor possível para ela e a família. 

Um parto humanizado também exige que a mãe seja informada de todos os procedimentos que serão realizados em seu corpo e no do bebê.  De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) o índice de cesáreas é bastante alto no Brasil, com 40% em hospitais da rede pública, e 80% para os particulares. No entanto, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que esse índice não passe de 15%.  

[ UOL] [ Foto: Reprodução / Instagram ]

Jornal Ciência