Vídeo viral mostra homem colocando a mão em metal fundido sem ser ferido. Como é possível?

de Merelyn Cerqueira 0

Um vídeo que recentemente se tornou viral no Reddit, mostra um homem que aparentemente tem a incrível habilidade de colocar a mão em um fluxo de metal derretido sem ser ferido.

Na filmagem, ele é visto removendo sua luva de segurança e cortando o líquido quente com a mão despida. Depois, se afasta como se nada tivesse acontecido, completamente ileso.

Então, como ele é capaz de fazer isso sem derreter o braço ou sofrer mínimas lesões? Embora este homem não seja uma versão do Exterminador resistente ao metal fundido, a resposta ainda é muito legal.

Contudo, primeiramente, o que você deve saber é que esta não é uma experiência para ser tentada em casa, mesmo que tenha em mãos uma válvula industrial de metal fundido.

A habilidade provavelmente ocorre devido ao efeito Leidenfrost, que é o mesmo que possibilita às gotas de água pularem em uma frigideira extremamente quente, ao invés de evaporar instantaneamente.

Quando um líquido é disposto sobre uma placa quente, a camada inferior do líquido evapora instantaneamente, deixando apenas uma camada protetora de gás entre a placa quente e o resto da gota de água. Quando isso ocorre, o contato entre as duas é evitado, diminuindo a transferência de calor.

O mesmo efeito protege o homem do vídeo, que passa a mão pelo metal fundido, como se fosse uma torneira comum. Isso porque durante uma curta quantidade de tempo, a umidade em sua pele ferve instantaneamente, formando uma camada protetora e impedindo-o de tocar o metal líquido diretamente.

Isso permite que ele passe sua mão através dela sem ser queimado. Mas, isso só ocorre porque ele o fez por até uma fração de segundo. Por outro lado, se levasse mais tempo, é provável que fosse queimado.

O mesmo efeito pode ser observado com o nitrogênio líquido. À medida que ele “ferve” a -196 °C, evapora instantaneamente quando em encontro de uma superfície quente (como o chão ou uma mão humana, por exemplo).

Isso cria uma camada de gás entre ele e a superfície. O resultado disso são inúmeros vídeos interessantes de pessoas que são capazes de colocar o nitrogênio líquido nas mãos – embora ressaltamos que você não deve tentar fazer isso em casa!

Veja aqui alguns exemplos do efeito de Leidenfrost funcionando perfeitamente:

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / IFL Science

Jornal Ciência