Fenômeno estranho semelhante a estática de TV foi observado no céu de Roma

de Merelyn Cerqueira 0

Uma foto da cidade de Roma, na Itália, publicada recentemente no Reddit causou polêmica na internet. A imagem mostra o céu da histórica cidade obscurecido por um fenômeno semelhante a estática da televisão.

Na imagem viral é possível ver a linha do horizonte, bem como os restos de um pôr-do-sol, colorido em azul pálido e laranja, que luta para atravessar uma mistura monocromática que parece tomar o céu.

estorninhos-sobre-roma

A imagem de aparência distópica tem se repetido no céu da cidade durante séculos e, curiosamente, representa milhares de pássaros da espécie estorninho.

A verdade é que o estorninho-preto retorna em bando à Roma todos os anos, em busca de calor e refúgio, vindos da gélida Europa Oriental e Escandinávia.

Estima-se que até quatro milhões de aves – o suficiente para enegrecer o céu – migrem até a histórica cidade todos os anos, atraídos pelo calor do local.

estorninhos-sobre-roma_1

O problema, no entanto, é que os pássaros cobrem os prédios, ruas, carros, motos e árvores com espessas camas de fezes oleosas (eles se alimentam do fruto das oliveiras) o que é um verdadeiro problema para os romanos.

Nos últimos anos, os romanos têm lutado para encontrar uma maneira de controlar o problema.

Uma das soluções foi contar com os falcões peregrinos, que são predadores naturais dos estorninhos. No entanto, isso não foi suficiente. Muitos residentes tiveram de podar as árvores nas quais os pássaros aninham para assustá-los. Porém, os estorninhos resistiram.   

Logo, embora esse fenômeno pareça ser uma cena retirada de um filme de terror futurístico, a verdade é que ela representa uma remanescente força natural antiga, que serve de lembrete de que nada pode ser tão aterrorizante e belo ao mesmo tempo do que a própria natureza.

Fonte: Inverse Fotos: Reprodução / Inverse

Jornal Ciência