Uma expedição para buscar meteoritos perdidos na Antártida acaba de ser aprovada

de Otto Valverde 0

Uma equipe de pesquisadores financiada pelo British Antarctic Survey em breve sairá em busca de meteoritos perdidos na Antártida.

 

Embora as rochas escuras, em teoria, pareçam ser facilmente detectáveis na paisagem branca, a verdade é que poucas foram encontradas no continente até agora. Os cientistas suspeitam que algo está fazendo com que as pedras se percam sob o gelo, e por isso receberam sinal verde para procurá-las. As descobertas poderiam fornecer pistas cruciais sobre como a vida começou na Terra, bem como o restante do Sistema Solar se formou, de acordo com informações da Science Alert.

 

Para Geoffrey Evatt, matemático da Universidade de Manchester, na Inglaterra, líder da expedição, os cientistas têm uma oportunidade única de começar uma aventura científica verdadeiramente excitante. “Se bem-sucedida, nossas expedições ajudarão os cientistas a decodificar as origens do Sistema Solar”.

 

Porque são formados a partir de núcleos de planetesimais – pequenos planetas formados nos primeiros dias do Sistema Solar que foram destruídos por impactos planetários adicionais – os meteoritos de ferro são de interesse particular dos cientistas. Assim, ao conseguir uma melhor compreensão de sua composição e idade, os pesquisadores poderiam aprender muito mais sobre como os planetas são formados e evolução do Sistema Solar.

 

Dois terços dos meteoritos da Terra foram encontrados na Antártida, mas muitos deles estão enterrados em áreas de gelo glacial. Em 2012, Evatt trabalhou com glaciólogos para mostrar que os meteoritos de ferro estavam notoriamente ausentes nas descobertas. De fato, apenas 0,7% dos meteoritos de ferro coletados em zonas de arrojamento (stranding zones) são compostos por ferro, enquanto que no restante do mundo eles representam 5,5%.

 

Os dados de coleta de meteoritos mostram que o ferro está significativamente sub-representado nessas regiões em comparação com todos os outros locais na Terra”, escreveram Evatt e seus colegas em um artigo publicano no ano passado pela Nature Communications. Os pesquisadores acreditam que os meteoritos de ferro estejam sendo aquecidos pela luz solar na Antártida como resultado de seu conteúdo metálico que derrete o gelo ao redor. Isso faz com que as pedras afundem e fiquem presas abaixo da superfície.

 

Eles concluíram então que os meteoritos provavelmente estão ocultos por uma camada escassamente distribuída, localizada apenas a alguns centímetros abaixo da superfície do gelo, o que significa que eles podem ser mais facilmente recuperados, embora isso não tenha sido possível em expedições semelhantes anteriores.

 

A missão vai usar um novo tipo de tecnologia baseada em detectores de metal para procurar os meteoritos. A equipe viajará para ilha ártica de Svalbard em 2018, e fará uma visita preliminar à Antártida em 2019. A expedição principal deverá ocorrer mesmo em 2010, quando os pesquisadores testarão a hipótese

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência