Esses são os 6 maiores meteoritos já descobertos na superfície da Terra

de Merelyn Cerqueira 0

Em muitas vezes, quando as rochas do espaço voam em direção à Terra elas queimam na atmosfera antes mesmo de nos alcançar. No evento, enquanto algumas se transformam em estrelas cadentes, outras se fragmentam em meteoros. As que têm a chance de chegar à superfície da Terra, como os meteoritos, podem continuar aqui por milhares de anos como rochas.

 

Dito isso, abaixo, de acordo com uma lista publicada originalmente pela Business Insider, você confere algumas das maiores rochas espaciais já encontradas na Terra.

 

1 – Meteorito de Willamette

06-maiores-meteoritos_1

Considerado o maior já encontrado nos EUA, com 7,8 metros quadrados e 15,5 toneladas. Composto de ferro e níquel, ele foi adquirido em 1906 pelo Museu Americano de História Natural de Nova York, onde está exposto desde então. Willamette foi descoberto em 1902 por Ellis Hughes, que o reconheceu como algo muito além do que uma rocha normal. A foto acima foi registrada no Museu em 1911.

 

2 – Meteorito Mbozi

06-maiores-meteoritos_2

Descoberto na Tanzânia da década de 1930, Mbozi possui cerca de três metros de comprimento e 25 toneladas. A pedra é considerada sagrada para o povo do país, que a chamam de kimondo. Como nenhuma cratera foi encontrada, Mbozi provavelmente rolou de alguma superfície quando atingiu a Terra. Descoberto parcialmente enterrado, os moradores cavaram ao redor, deixando um pilar de terra, como um plinto.

 

3 – Meteorito de Cape York

06-maiores-meteoritos_3

Considerado o terceiro maior da história, o meteorito de Cape York, também conhecido como Agpalilik, colidiu com a Terra há quase 10 mil anos. Ele foi descoberto em 1993, na Groelândia, pesando cerca de 20 toneladas. Atualmente ele está em exibição no Museu Geológico da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

 

4 – Meteorito Bacubirito

06-maiores-meteoritos_7

Sendo o maior já encontrado no México, ele foi descoberto em 1863 pelo geólogo Gilbert Ellis Bailey, na aldeia de Ranchito, próximo da cidade de Sinaloa de Leyva. Pesando cerca de 20 toneladas e 4,25 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,75 m de altura, ele atualmente está em exibição no Centro de Ciências de Sinaloa.

 

5 – Meteorito El Chaco

06-maiores-meteoritos_5

Segundo maior meteorito da Terra, El Chaco é apenas um fragmento de um grupo de meteoritos chamado Campo del Cielo, que por sua vez foi responsável por uma cratera de 60 quilômetros quadrados em uma região de mesmo nome na Argentina. Localizado em 1969, a cinco metros de profundidade, ele só foi identificado com a ajuda de um detector de metais, embora os habitantes locais já tivessem conhecimento das crateras circundantes.

 

6 – Meteorito Hoba

06-maiores-meteoritos_6

Considerado o maior meteorito da Terra, com 6,5 metros quadrados e 60 toneladas, Hoba está localizado na Namíbia. Acredita-se que ele tenha caído aqui há 80 mil anos, e desde então nunca conseguiu ser removido ou completamente escavado em razão de seu gigantesco tamanho.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência