TOP 8 mitos que se tornaram verdadeiros graças à tecnologia

de Merelyn Cerqueira 0

Enquanto crianças, somos tentados a acreditar em teorias incríveis que abordam diversos aspectos do mundo.

Embora muitas sejam difíceis de continuarem críveis durante a fase adulta, outras acabam se tornando realidade, por meio de descobertas inesperadas pautadas pela ciência ou a tecnologia. 

Dito isso, na lista abaixo, publicada originalmente pela BrightSide, você confere uma seleção dessas teorias que acabaram se tornando verdades.

1 – Caixas eletrônicos que identificam pessoas pela aparência

A China projetou caixas eletrônicos que são capazes de identificar usuários pelo perfil facial. Embora pareça algo retirado de um filme de ficção científica, eles são de fato extremamente úteis, uma vez que evitam fraudes bancárias e de cartão de crédito.

2 – Animais híbridos

mitos-tecnologia-1

Há alguns anos, quando falávamos de animais híbridos, o que vinha em mente era a mitologia. Contudo, graças ao avanço científico, os animais híbridos realmente existem. Alguns deles até mesmo vivem em fazendas enquanto suas contrapartes selvagens mais incomuns são mantidas em cativeiros de zoológicos de todo o mundo.

3 – O flúor pode prejudicar nossos dentes

Embora os dentistas recomendem o uso de pasta de dente com flúor para prevenir as cáries, pesquisas recentes feitas na Nova Zelândia indicaram que o produto faz mal à nossa saúde. Uma vez que entra no corpo, pode interromper o funcionamento do sistema nervoso do cérebro, causar problemas gastrointestinais, nos rins, fígado, bem como acelerar o processo envelhecimento e aumentar a fragilidade óssea.

4 – Dalai Lama trabalhou para a CIA

mitos-tecnologia-2

A CIA financiou o movimento de independência tibetano, o que incluiu Dalai Lama. Esse programa foi realizado como uma forma de estabilizar países de ordem comunista durante o período da Guerra Fria.

5 – Bohemian Grove existiu

mitos-tecnologia-3

O Bohemian Grove era um lugar frequentado por elites de todo mundo durante o final do século 19 como um refúgio de férias.

Políticos de todo mundo, artistas, músicos e pessoas ricas se reuniam ali para desfrutar do melhor entretenimento da época, bem como realizar misteriosos rituais místicos e religiosos.

Nos inícios dos anos 2000, filmagens realizadas secretamente comprovaram que o “Bohemian Club” se recusou a confirmar – a misteriosa reunião era real – resultando em uma série de teorias conspiratórias.

6 – Sucos de frutas podem ser prejudiciais

Sucos artificiais contêm um ácido cítrico, uma substância que, para todos os efeitos, destrói o esmalte dos dentes. Os resultados são rachaduras e cavidades, que promovem a multiplicação de bactérias. Logo, assume-se que o consumo do produto seja reduzido para um copo por dia.

7 – Microbala

mitos-tecnologia-4

Embora pareça algo que só existe nos mais fantasiosos filmes de ação, a tecnologia de fato foi capaz de produzir uma pistola de disparo de microbalas.

Como são minúsculas, as pessoas sequer notam que são atingidas, podendo associar o contato com alguma picada de inseto. Elas servem para armazenar venenos mortais que em pequenas quantidades são capazes de se espalhar pela corrente sanguínea.

8 – O preço dos diamantes

Os diamantes nada mais são do que cristais de carbono, e eles não são exatamente raros. Embora seu processo de extração, a princípio, tenha sido difícil, nos últimos 150 anos, ele se tornou menos árduo.

Por anos a empresa De Beers controlou os suprimentos de diamantes do mundo, por isso era capaz de aumentar como quisesse o preço das pedras. Eles foram ajudados por campanhas publicitárias que iludiam as pessoas ao descreverem a rocha como algo precioso que deveria custar grandes quantidades de dinheiro.

Fonte: BrightSide Fotos: Reprodução / BrightSide

Jornal Ciência