TOP 8 dicas de sobrevivência que na verdade podem matar

de Redação Jornal Ciência 0

Existem várias teorias de como sobreviver às situações mais absurdas e extremas possíveis. Se parecerem bem fundamentadas, a Internet e principalmente programas de TV propagam informações de sobrevivência que, na verdade, podem dar bem errado.

 

Por mais que possa ajudar a maioria das pessoas, ou que seja um conhecimento útil, muitas vezes a “dica” pode estar equivocada. Neil Strauss, escritor, afirma que existem 8 mitos sobre sobrevivência espalhados pelo mundo que estão errados, podendo colocar você em riscos ainda piores. Confira quais são eles:

 

1 – Se estiver com sede no deserto, beba a água de cactos

A primeira coisa que deve ser revelada sobre essa dica é que é extremamente difícil retirar água de cactos, ao tentar retirar, há chances de você ficar com muito mais sede. A segunda é que não é uma quantidade abundante de água, ou seja, você precisaria de mais de uma dessas plantas para se satisfazer. Por último, mas não menos importante, consumir essa substância pode provocar vômito e cólicas.

 

2 – Caso for atacado por um tubarão, você pode socá-lo no nariz

Vamos pensar um pouco sobre isso. Os tubarões têm como habitat natural a água, sendo assim é o ambiente onde ele melhor se locomove e sobrevive, a começar por esse motivo, seria muito arriscado tentar acertar o tubarão com um golpe. Também é muito provável que ao invés de ficar atordoado, ele fique furioso, deixando você em mais risco ainda. Se um dia você estiver cara a cara com um tubarão, o mais correto seria atacar seus olhos ou suas brânquias com algo pontudo (ainda super perigoso, porém mais efetivo), esse foi o modo como vários nadadores já se safaram.

 

3 – Fique embaixo do batente da porta em caso de terremotos

Isso pode até dar certo em uma construção antiga na qual o batente da porta realmente é um dos lugares mais fortes da estrutura. Porém falando das construções atuais, não podemos garantir que seja um bom lugar, pois a maioria das residências modernas tem batentes mais frágeis, fazendo com que você acabe se machucando ainda mais. O jeito mais efetivo de se proteger é ficando embaixo de uma mesa para evitar que os escombros caiam sobre você.

 

4 – Caso seja mordido por uma cobra, chupe o veneno

Segundo Strauss, essa informação está errada. O veneno da cobra tem a capacidade de passar rapidamente para a sua corrente sanguínea e quando você tenta sugá-lo além de não obter sucesso tirando todo o veneno, é provável que o lugar fique infectado com bactérias que estão na sua boca. O certo é procurar ficar calmo para que os seus batimentos cardíacos diminuam e você ganhe mais tempo até encontrar um médico. Identificar a cobra é uma das partes mais importantes para que o antídoto seja aplicado com rapidez.

 

5 – Quando for atingido por uma faca ou flecha, retire-a rapidamente

Em hipótese alguma isso deverá ser feito. Ao retirar de forma brusca o objeto que perfurou a sua pele, pode ocasionar novas lesões e até mesmo provocar uma hemorragia. Tente se manter imóvel até que um profissional chegue e dê o tratamento necessário.

 

6 – Está perdido em regiões congeladas? Coma neve

O gelo pode baixar sua temperatura corporal fazendo com que você tenha hipotermia! A melhor coisa que você tem a fazer é derreter a neve e bebê-la, se possível.

 

7 – Quando estiver numa tempestade de raios o melhor é deitar no chão

Como o raio cai no solo e o seu corpo estará inteiramente em contato com ele, as chances de você tomar um choque em toda a superfície de contato e ser queimado são muito maiores. O jeito mais fácil de se prevenir numa situação dessas é correr agachado: dificilmente raios acertam coisas pequenas em movimento.

 

8 – Orar não irá ajudar

Pode parecer polêmico, mas há pessoas que afirmam que o importante é pensar em como sair daquilo e agir. Segundo Strauss isso está errado, quando as pessoas oram, elas se acalmam mesmo no mais extremo nível de estresse.

[ The Active Times ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência